Especificidades da Pesquisa Acadêmica nas Áreas de Prática Projetual

Autores

  • Alina del Castillo Pintos Docente da Facultad de Arquitectura/Universidad de la República Doutoranda da FAU USP

Palavras-chave:

Projeto, pesquisa acadêmica, conhecimento

Resumo

A pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual é ainda frágil e seu desenvolvimento, que entendemos fundamental na produção de conhecimento sobre a arquitetura e sobre o hábitat, passa necessariamente pela adoção de estratégias e critérios de validação consistentes com essa especificidade disciplinar. Para isso, entendemos que é essencial percorrer dois caminhos: aquele da ampliação e do aprofundamento da discussão sobre as questões epistêmicas da disciplina; e aquele da experimentação crítica de estratégias, métodos, formatos e suportes em âmbitos coletivos de produção e reflexão. Neste artigo propomos refletir, desde uma perspectiva epistemológica contemporânea, sobre o campo de conhecimento das disciplinas projetuais, as especificidades do projeto como modo de pensamento, as lógicas de produção de conhecimento na prática profissional do arquiteto, e as relações entre profissão e disciplina, procurando nos aproximar da formulação de estratégias de pesquisa consistentes com as especificidades do campo.

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Biografia do Autor

Alina del Castillo Pintos, Docente da Facultad de Arquitectura/Universidad de la República Doutoranda da FAU USP

Docente da FARQ/UdelaR desde 1995. Integra equipe responsável do programa i+p para o desenvolvimento da pesquisa em projeto de arquitetura. Professora da carreira de especialização em pesquisa projetual. Pesquisadora da Unidad de Vivienda da FARQ?UdelaR.

Doctoranda da FAU/USP. Tema: O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura

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Publicado

2015-10-15

Como Citar

PINTOS, A. del C. Especificidades da Pesquisa Acadêmica nas Áreas de Prática Projetual. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 19, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2014.2.Pinto. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos