¿Cómo Proyectar con Personas que Viven en Áreas Socialmente Vulnerables?

Autores/as

  • Viviane Zerlotini da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alícia Duarte Penna Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Eduardo Moutinho Ramalho Bittencourt Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tiago Castelo Branco Lourenço Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Asesoramiento técnico, Extensión universitaria, Ocupaciones urbanas

Resumen

El Escritório de Integração presta asesoría técnica directa a grupos sociales autoproductores de espaciosa Región Metropolitana de Belo Horizonte. Su propuesta metodológica se basa en la fricción entre el conocimiento y la experiencia de los habitantes, que autoproducen su territorio, y de los técnicos, en este caso, profesores y alumnos del Curso de Arquitectura y Urbanismo de la PUC Minas. Se trata no sólo de investigar lo que nos aleja y lo que nos acerca, pero también de superar paradigmas de urbanización que empobrecen lo cotidiano y degradan la vida. Orientan tal propuesta tanto la consideración de los impactos - sobre el territorio, el cotidiano y el trabajo - de las técnicas de urbanización predominantes en la llamada ciudad formal y reproducidas en la ciudad informal, en cuanto a la constatación de que la incompletud de la urbanización en los territorios autoproducidos, asociada a su potencial autogestionario, es una condición abierta a la experimentación de procesos y técnicas de urbanización. Enfocado desde 2014 en tres ocupaciones urbanas objeto del más grave conflicto de tierras urbanas de Brasil, el trabajo, siempre intenso, esta vez consistió de una provocación. Por medio de acciones directas cuyo efecto se intencionaba inmediatamente, se llevó a cabo un ejercicio simultáneo de crítica de procesos y técnicas de urbanización allí en curso y de reconocimiento de otros que, no necesariamente desconocidos o alternativos, son allí desconsiderados. A propósito, se tomó la atención a demandas puntuales de los habitantes como estrategia para el franco enfoque de los procesos por los cuales estas demandas se multiplican y se agravan.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Zerlotini da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG (2000) e doutorado em Arquitetura pela UFMG (2014). Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Minas, orientadora de Pesquisa e Extensão do "Escritório de Integração" e coordenadora de Extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Minas. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Arquitetura e Urbanismo; e interesse nos processos autônomos de produção de espaços por grupos sociais organizados.

Alícia Duarte Penna, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Arquitetura, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora, coordenadora de Pesquisa e de Pós-Graduação, de Extensão e do Escritório de Integração no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Escritora, ensaísta e tradutora de textos técnicos, tem se dedicado aos seguintes temas: urbanismo, história das cidades, urbanização brasileira, planejamento urbano e ambiental, metodologias e processos colaborativos e autônomos de planejamento e projeto urbanos.

Eduardo Moutinho Ramalho Bittencourt, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (2006). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo NPGAU - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (2014). Atua como consultor técnico especializado nas áreas de planejamento urbano municipal, urbanização de assentamentos precários e desenvolvimento de soluções para habitação de interesse social e como docente em curso de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de desenho e projeto de arquitetura, projeto e planejamento urbano, com ênfase nos temas produção social do espaço, habitação, assentamentos precários, políticas públicas municipais e gestão ambiental e urbana. Professor Assistente I do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universitária de Minas Gerais em regime de trabalho integral. Presta assessoria técnica à entidades da sociedade civil e movimentos sociais na mediação de conflitos territoriais e urbanos.

Tiago Castelo Branco Lourenço, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Maquetista, Técnico Industrial em Edificações, Licenciado em História, Especialista em Revitalização Arquitetônica e Urbana, Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente trabalha com maquetes na Maquete Aristides Lourenço, da qual é sócio-diretor, e com projetos arquitetônicos e urbanos como associado da Associação dos Arquitetos Sem Fronteira-Brasil, e como sócio-diretor da COAU-Corporação de Ofício de Arquitetura e Urbanismo. Presta assessoria técnica junto aos movimentos sociais pró moradia na cidade de Belo Horizonte e região. Os temas pesquisados durante a trajetória acadêmica são: passeurs-culturels, continuidade e descontinuidade cultural, conformação espacial, técnicas construtivas, patrimônio histórico e cultural, maquetes, desenhos e representações gráficas, movimentos populares, moradia e habitação de interesse social. Atualmente é associado Associação das Arquitetas Sem Fronteira-Brasil, foi Diretor Suplente do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais, foi Vice-Diretor de Habitação do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Minas Gerais (Biênio 2012/2013). Atualmente é professor assistente do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e da disciplina Planejamento Ambiental Urbano na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Metodista Izabela Hendrix, professor e membro do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho, e dos cursos de Geografia, História, Letras e Turismo da Universidade Salgado de Oliveira no Campus Belo Horizonte, já foi professor de história do ensino fundamental é médio da rede estadual de Minas Gerais e professor de desenho e maquete em cursos técnicos de edificações e paisagismo.

Publicado

2018-07-27

Cómo citar

ZERLOTINI DA SILVA, V.; PENNA, A. D.; BITTENCOURT, E. M. R.; LOURENÇO, T. C. B. ¿Cómo Proyectar con Personas que Viven en Áreas Socialmente Vulnerables?. Cadernos de Pós-Grado en Arquitectura y Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 24, 2018. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.1.Zerlotini. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos