Processos Colaborativos de Microintervenção no Espaço Urbano

Autores

  • Suzany Ramos Universidade Vila Velha
  • Larissa Ramos Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v20n1p59-72

Palavras-chave:

Espaços Públicos; Papel social; Microintervenções; Urbanismo Tático; Placemaking.

Resumo

O contexto de produção do espaço urbano contemporâneo aponta, além de um déficit de espaços públicos qualificados, a existência de espaços residuais e ociosos dentro das cidades. O presente trabalho traz como discussão as microintervenções urbanas colaborativas, que, estimuladas pelo ativismo social e anseio pela qualificação dos espaços públicos, promovem transformações que transcendem o espaço físico. Nesse sentido, o trabalho discorre sobre o papel social dos projetos de microintervenção urbana, considerando o processo colaborativo que envolve diferentes atores sociais. Para tanto, a revisão bibliográfica aborda temas como a produção alternativa do espaço contemporâneo e a relação entre pessoa e espaço. A análise envolve dois estudos de casos, realizados nos municípios de Vila Velha e Vitória, estado do Espírito Santo, com o intuito de compreender as transformações no espaço público e o envolvimento dos atores sociais nos diferentes contextos. A pesquisa evidencia que as microintervenções urbanas promovem transformações socioespaciais significativas, principalmente em contextos fragilizados, na medida em que oferecem novas possibilidades de vivência e interação social. O envolvimento e o engajamento comunitário, em todas as etapas do processo, foi compreendido como diferencial para o resultado final das propostas e como resposta ao papel social das microintervenções.

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Publicado

2021-02-25

Como Citar

RAMOS, S.; RAMOS, L. Processos Colaborativos de Microintervenção no Espaço Urbano. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 59–72, 2021. DOI: 10.5935/cadernospos.v20n1p59-72. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/processos.colaborativos.cadernos.pos.au.2020.1. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos