Uma Arquitetura Toda Sua?

Autores

  • Silvia Scoralich de Carvalho UNESA

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n2p81-95

Palavras-chave:

Patrimônio cultural; Fazenda Magepe-Mirim; Feminismo; Teoria feminista.

Resumo

A investigação histórica do patrimônio arquitetônico pode auxiliar na descoberta de nomes femininos relevantes e previamente ocultados. O objetivo inicial de documentação da sede da antiga fazenda colonial Magepe-Mirim (Magé/RJ) criou desdobramentos necessários sobre a investigação da proprietária durante o período colonial. Por meio de buscas documentais diversas, levantamento arquitetônico e referências de outras áreas, inicia-se a discussão sobre a necessidade da ampliação bibliográfica de pesquisas arquitetônicas. Auxiliado por questões ampliadas, percebe-se que o patrimônio cultural arquitetônico necessita ser um documento ativo para a produção contemporânea e não um documento a ser arquivado. Considerando, principalmente, a existência histórica da mulher como sujeito ativo e não bibliografias a serem enumeradas, percebe-se o caráter documental do patrimônio como auxiliar em novos capítulos da teoria e história arquitetônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Scoralich de Carvalho, UNESA

Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proarq) da UFRJ, Docente na Universidade Estácio de Sá (Unesa).

Referências

ANTUNES, L. P. S. G. Questões de gênero em arquitetura: história(s), espaço(s) e experiências profissionais e arquitetônicas. ex aequo, n. 33, p. 67-81, 2016.

ARAÚJO, A. R. C. de. Estudos de gênero em arquitetura: um novo referencial teórico para a reflexão crítica sobre o espaço residencial. Cadernos PPG-AU/UFBA, Salvador, v. 5, n. 1, p. 11-22, 2006.

BARTRA, E. Estudios feministas, arte popular y educación popular. In: MACHADO, R. de C. F.; CASTRO, A. M. (org.). Educação popular em debate. Jundiaí: Paco, 2017.

BOITO, C. Os restauradores. Tradução de Paulo e Beatriz M. Kuhl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

CARDOZO, J. Um tipo de casa rural do Distrito Federal e estado do Rio. In: CARDOZO, J. Forma estática – forma estética. Brasília: Edições Câmara, 2009. p. 77-104.

CARVALHO, S. S. de. Centro de Memória Magepe-Mirim: reabilitação de antiga fazenda colonial em Magé/RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

DEL PRIORE, M. Mulheres de açúcar: vida cotidiana de senhoras de engenho e trabalhadoras da cana no Rio de Janeiro, entre a Colônia e o Império. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, ano 169, n. 438, p. 57-90, jan./mar. 2008.

EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 1997.

FERNANDES, S. Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREYRE, G. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2013.

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Inventário dos bens culturais do município de Magé. Rio de Janeiro: Fundrem, 1984.

GORENSTEIN, L. O criptojudaísmo feminino no Rio de Janeiro (séculos XVII e XVIII). Projeto História, São Paulo, n. 37, p. 115-138, dez. 2008.

KOUTSOUKOS, S. S. M. A casa e a “trastaria”: história e iconografia de interiores de moradias da cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

LIMA, A. G. G. Revendo a história da arquitetura: uma perspectiva feminista. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MENDES, F. R.; VERÍSSIMO, F.; BITTAR, W. Arquitetura no Brasil: de Cabral a Dom João VI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2010.

PIZARRO E ARAÚJO, J. de S. A. Memórias históricas do Rio de Janeiro e das provincias annexas à jurisdicçção do vice-rei do Estado do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Livro, Imprensa Nacional, 1945-1946. 11 v. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/182898. Acesso em: dez. 2016.

RANGEL, P. D.; AMARAL, J. P. P. do. Reflexões críticas sobre o campo patrimonial a partir de uma perspectiva feminista e decolonial. In: Genealogías críticas de la colonialidad. Buenos Aires: Clacso – Programa Sur Global, Idaes, Unsam, 2014.

RUSKIN, J. A lâmpada da memória. Tradução Maria Lucia Bressan Pinheiro. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.

SIQUEIRA, D.; BANDEIRA, L.; YANNOULAS, S. Resenha: ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidade no Brasil colônia. Textos de História, v. 2, n. 3, p. 148-157, 1994.

WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-28

Como Citar

SCORALICH DE CARVALHO, S. Uma Arquitetura Toda Sua?. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 81–95, 2021. DOI: 10.5935/cadernospos.v21n2p81-95. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/arquitetura.toda.sua.cadernos.pos.au.2021.2. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos