Uma Reflexão sobre os Modelos de Campi Universitários e a Formação de Espaços Coletivos

Autores

  • Carla Caires Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eunice Helena Abascal Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo; Universidade Presbiteriana Mackenzie; São Paulo; Brasil

Palavras-chave:

campus universitário, espaço coletivo, Universidade Diego Portales

Resumo

Desde as primeiras universidades na Idade Média até os dias atuais é possível identificar vários modelos de campi universitários e diferentes maneiras como esses se relacionam com a cidade. O presente artigo tem como objetivo analisar as características de um campus urbano aberto, e suas contribuições para a requalificação do espaço urbano e a criação de uma dimensão coletiva. Para isso, será realizado um percurso histórico que posiciona, ante o papel das universidades, os modelos de campi universitários, enfocando como objeto de análise o Bairro Universitário de Santiago do Chile (BUS) e a Universidade Diego Portales (UDP). Procura-se enfatizar nesse objeto a relação que o conjunto de edifícios que o constitui estabelece com o espaço coletivo e suas características arquitetônicas e urbanísticas, que permitem a articulação desse campus à cidade, como seu elemento requalificador. Dessa forma, é possível sugerir que as características do campus urbano aberto identificam um modelo indicado para a criação de espaços coletivos com qualidade. Este trabalho procura contribuir para a área de conhecimento ao elucidar a formação de espaços coletivos, especialmente na configuração de campi universitários integrados ao tecido da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Caires, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela UPM; Programa de

Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo; Universidade Presbiteriana Mackenzie; São

Paulo; Brasil

Downloads

Publicado

2013-10-11

Como Citar

CAIRES, C.; ABASCAL, E. H. Uma Reflexão sobre os Modelos de Campi Universitários e a Formação de Espaços Coletivos. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 31, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/Caires.2013.1. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos