Museu das Missões e Fundação Iberê Camargo: Transformações em Museus no Brasil observadas em seus respectivos projetos arquiteônicos

Autores

  • Dianna Izaías Amaral

Palavras-chave:

Projeto, História

Resumo

Este artigo pretende analisar a transformação do programa e dos espaços de museus nos últimos setenta anos no Brasil a partir observação de duas instituições: Museu das Missões e Fundação Iberê Camargo. Ambas situam-se no mesmo Estado, o Rio Grande do Sul, e foram concebidas para ser museu por arquitetos renomados — Lúcio Costa e Álvaro Siza, respectivamente. No entanto, diferem-se na medida em que respondem a demandas relacionadas com a época da consolidação de cada uma. A partir dessas diferenças, é possível observar importantes conceitos que se aplicam na discussão atual sobre museus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-05

Como Citar

AMARAL, D. I. Museu das Missões e Fundação Iberê Camargo: Transformações em Museus no Brasil observadas em seus respectivos projetos arquiteônicos. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 24, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6094. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos