Agenda 21 Local: experiências de São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Florianópolis
Palavras-chave:
Agenda 21, Gestão Ambiental, Desenvolvimento sustentável, Environmental management, Sustainable developmentResumo
O trabalho apresentado é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada na Faculdade de Saúde Pública da USP, apresentada em palestra proferida pelo Prof. Arlindo Philippi Jr. na disciplina “Ambiente e Sustentabilidade”, ministrada pela Profa. Gilda Collet Bruna, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A pesquisa, que teve como objetivo discutir questões metodológicas sobre a elaboração da Agenda 21 em cidades de diferentes portes, pretende despertar a importância do tema nas áreas de planejamento e urbanismo, além de mostrar a importância da participação no processo de planejamento urbano e regional. A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, Rio-92. Com o objetivo de analisar a experiência de quatro cidades brasileiras, duas metrópoles – São Paulo e Rio de Janeiro – e duas cidades litorâneas de médio porte – Santos e Florianópolis – no desenvolvimento de suas Agendas 21 Locais, procurou-se caracterizar os processos empregados em sua construção. Para isso, utilizaram-se como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista com a aplicação de formulário semi-estruturado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.