Resiliência urbana: estudos práticos sobre a persistência da rua
Palavras-chave:
resiliência, persistência, rua, morfologiaResumo
Em relação a seus atributos formais e por ter durabilidade no tempo, a rua é, para autores da área da morfologia e história urbana, o elemento mais persistente (LAVEDAN, 1926; CONZEN, 1960). Este artigo tem como objetivo apresentar uma coleção de alguns estudos práticos sobre persistências da rua, em diferentes escalas, cuja curadoria foi feita ao longo de pesquisa do doutorado. Partindo do objetivo exposto, este texto foi organizado em duas partes. Na primeira, individualizam-se as características do fenômeno da persistência das formas urbanas com exemplos práticos de estudos realizados no continente europeu. Na segunda parte, apresenta-se um segundo conjunto de estudos práticos que consideraram o estudo do território americano. A partir da amostragem apresentada conclui-se sobre principais características e motivações que possam justificar o “fenômeno da persistência”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.