Resiliência urbana: estudos práticos sobre a persistência da rua

Autores

  • Flavia Ribeiro Botechia Prefeitura de Vitoria

Palavras-chave:

resiliência, persistência, rua, morfologia

Resumo

Em relação a seus atributos formais e por ter durabilidade no tempo, a rua é, para autores da área da morfologia e história urbana, o elemento mais persistente (LAVEDAN, 1926; CONZEN, 1960). Este artigo tem como objetivo apresentar uma coleção de alguns estudos práticos sobre persistências da rua, em diferentes escalas, cuja curadoria foi feita ao longo de pesquisa do doutorado. Partindo do objetivo exposto, este texto foi organizado em duas partes. Na primeira, individualizam-se as características do fenômeno da persistência das formas urbanas com exemplos práticos de estudos realizados no continente europeu. Na segunda parte, apresenta-se um segundo conjunto de estudos práticos que consideraram o estudo do território americano. A partir da amostragem apresentada conclui-se sobre principais características e motivações que possam justificar o “fenômeno da persistência”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Ribeiro Botechia, Prefeitura de Vitoria

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2017). Desenvolve pesquisas com ênfase no campo teórico da morfologia urbana. É funcionário estatutário da Prefeitura Municipal de Vitória desde 2002.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

BOTECHIA, F. R. Resiliência urbana: estudos práticos sobre a persistência da rua. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 15, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.2.Botechia. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Construindo uma Referência Teórica