A UnB de Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer

Autores

  • Maribel Aliaga UnB

Palavras-chave:

Brasília, UnB, ensinos de arquitetura, arquitetura moderna.

Resumo

Este texto é parte integrante da minha tese de doutorado, intitulada Os primeiros mestrandos da FAU-UnB: de um passado que não se construiu[1]. Aqui procuram-se os meandros e as conexões entre as personagens e o período inicial da Universidade de Brasília. Além disso, o envolvimento ativo de grandes nomes da arquitetura da época, tanto no apoio político e intelectual à criação, bem como no envolvimento acadêmico. Apesar de em sua formação inicial, o curso ser essencialmente composto de arquitetos provenientes da escola carioca, o contexto local e as questões sociais do momento promoveram um debate intenso. Se por um lado há uma imensa vontade de inovar, por outro, os questionamentos e as críticas fervilham tanto na construção, quanto no ensino de arquitetura.

Contexto propício às experimentações, o curso de arquitetura e urbanismo já nasce com graduação e pós-graduação. Seus alunos participam ativamente ora do ensino, ora dos projetos e das construções do campus, rebatendo a prática no discurso e dele reescrevendo a sua prática.

[1] ALIAGA FUENTES, M. Os primeiros mestrandos da FAU-UnB: de um passado que não se construiu. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

ALIAGA, M. A UnB de Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 23, 2018. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.1.Aliaga. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos