Percursos e Redes Urbanas: uma Abordagem Morfológica do Espaço Urbano nas Cidades Árabes

Autores

  • Tales Lobosco Oliveira UFMT

Palavras-chave:

Urbanismo Árabe, Produção do Espaço, Cidade Árabe, Morfologia

Resumo

Este artigo busca elaborar uma análise do espaço urbano das cidades árabo-islâmicas através do entendimento de suas estruturas espaciais segundo suas próprias definições e de sua própria linguagem simbólica.

Pretendemos, assim, não apenas realizar uma descrição morfológica e social que seja capaz de se distanciar dos modelos ou protótipos espacialmente cristalizados que frequentemente representam estes espaços, mas promover uma compreensão destas formações englobando os processos urbanos e sociais que estas cidades abrigam.

O intuito principal é de identificar os fatores históricos, sociais e culturais que lograram se inscrever no espaço urbano, contribuindo para a formação da estrutura espacial existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales Lobosco Oliveira, UFMT

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA
Prof Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-02-14

Como Citar

OLIVEIRA, T. L. Percursos e Redes Urbanas: uma Abordagem Morfológica do Espaço Urbano nas Cidades Árabes. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 25, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2015.2.Oliveira. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos