Casa Julio Gimeno: Integração Plástica e Introversão

Autores

Palavras-chave:

Casa, Julio Gimeno, Integração Plástica

Resumo

 

Houve, em meados do século XX, um grupo e movimento de colaborações entre artistas e arquitetos no Uruguai, especialmente em Montevidéu, que contribuiu significativamente para a história da arquitetura e arte moderna no país, e que em alguns aspectos se relacionou a um dos expoentes das artes plásticas uruguaias, Joaquín Torres García. Este grupo de pessoas, específico, porém heterogêneo, se apropriou essencialmente do conceito de integração plástica e desenvolveu obras que culminaram em expressões significativas da união da arquitetura às artes plásticas, dentro do panorama da arquitetura moderna latino-americana. Diversos foram os arquitetos e artistas que de alguma forma ou outra colaboraram para este movimento, e que se familiarizaram aos ensinamentos de Torres García. Dentro deste grupo, alguns arquitetos aliaram o conceito de integração plástica a um caráter introvertido de projeto de arquitetura.

Neste artigo se pretende analisar uma obra arquitetônica em particular com tais características, e que apresenta uma obra artística em comunhão ao projeto: a Casa Julio Gimeno, homônima ao seu autor, composta de um mural de Guillermo Fernández. Em conjunto com esta análise, é possível estabelecer paralelos entre algumas afirmações de Torres García e as estratégias arquitetônicas adotadas por Julio Gimeno.

O artigo busca realizar considerações adicionais às colocações do professor e arquiteto Héctor Berio Lucas, publicadas em seu texto sobre a casa Julio Gimeno para a Revista Arquitectura nº269 da Editora SAU, de 2013, o qual trata da análise da edificação sob a ótica da aproximação entre a arte e arquitetura na composição projetual. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valentina Martins Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Teoria História e Crítica da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior desde agosto de 2014, bem como Integrante do grupo de pesquisa e desenvolvimento científico nas linhas de pesquisa "Arquitetura brasileira e cultura disciplinar" e "Princípios e paradigmas de projeto em arquitetura", coordenadas pela professora Cláudia Piantá Costa Cabral.

Downloads

Publicado

2016-02-14

Como Citar

MARQUES, V. M. Casa Julio Gimeno: Integração Plástica e Introversão. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 16, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2015.2.Martins. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos