Casa Julio Gimeno: Integração Plástica e Introversão
Palavras-chave:
Casa, Julio Gimeno, Integração PlásticaResumo
Houve, em meados do século XX, um grupo e movimento de colaborações entre artistas e arquitetos no Uruguai, especialmente em Montevidéu, que contribuiu significativamente para a história da arquitetura e arte moderna no país, e que em alguns aspectos se relacionou a um dos expoentes das artes plásticas uruguaias, Joaquín Torres García. Este grupo de pessoas, específico, porém heterogêneo, se apropriou essencialmente do conceito de integração plástica e desenvolveu obras que culminaram em expressões significativas da união da arquitetura às artes plásticas, dentro do panorama da arquitetura moderna latino-americana. Diversos foram os arquitetos e artistas que de alguma forma ou outra colaboraram para este movimento, e que se familiarizaram aos ensinamentos de Torres García. Dentro deste grupo, alguns arquitetos aliaram o conceito de integração plástica a um caráter introvertido de projeto de arquitetura.
Neste artigo se pretende analisar uma obra arquitetônica em particular com tais características, e que apresenta uma obra artística em comunhão ao projeto: a Casa Julio Gimeno, homônima ao seu autor, composta de um mural de Guillermo Fernández. Em conjunto com esta análise, é possível estabelecer paralelos entre algumas afirmações de Torres García e as estratégias arquitetônicas adotadas por Julio Gimeno.
O artigo busca realizar considerações adicionais às colocações do professor e arquiteto Héctor Berio Lucas, publicadas em seu texto sobre a casa Julio Gimeno para a Revista Arquitectura nº269 da Editora SAU, de 2013, o qual trata da análise da edificação sob a ótica da aproximação entre a arte e arquitetura na composição projetual.
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