A (In)acessibilidade do Ambiente Construído: Um Estudo nos Institutos Federais da Bahia
Palavras-chave:
Arquitetura escolar, Acessibilidade arquitetônica, IFBAsResumo
O presente artigo aborda a relação entre arquitetura, acessibilidade e o espaço construído dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Foram escolhidos três IFBAs localizados em três diferentes regiões do Estado da Bahia para análise: IFBA Ilhéus localizado no Litoral Sul; IFBA Eunápolis localizado no Extremo Sul e IFBA Vitória da Conquista localizado no Sudoeste do Estado. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação direcionado elaborado com base em Costa e Silva Junior (2014). Para análise dos dados considerou-se o “Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas” desenvolvido pelo Ministério da Educação e a NBR 9050/2004 - “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”. Os resultados mostraram que os três IFBAs caracterizam-se pela inacessibilidade que contribui para a exclusão social das pessoas portadoras de deficiência.Downloads
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