A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: O CASO DA “INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO"
Palavras-chave:
Informática aplicada à arquitetura e urbanismo, CAD, Prototipagem rápida, Fabricação rápida, Sistemas generativos de projetoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um escopo das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo “Teorias e tecnologias contemporâneas aplicadas ao projeto”, da Faculdade de Engenharia civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Uma das principais finalidades do grupo é a formação de docentes preparados para atuar na área de ensino de “Informática aplicada à arquitetura e urbanismo”, por meio do programa de pós-graduação da FEC. O grupo recebe apoio financeiro do SAE-UNICAMP, CAPES, CNPq e FAPESP, o que viabilizou a criação de um laboratório de prototipagem rápida (LAPAC) em 2007. O grupo possui planos para a aquisição de um equipamento de fabricação rápida (fresa CNC de grande formato). As teorias e técnicas desenvolvidas pelo grupo vêm sendo aplicadas nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação da faculdade, que se constituem em excelentes campos de experimentação para a atualização do ensino da informática na arquitetura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.