A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: O CASO DA “INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO"

Autores

  • Gabriela Celani

Palavras-chave:

Informática aplicada à arquitetura e urbanismo, CAD, Prototipagem rápida, Fabricação rápida, Sistemas generativos de projeto

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um escopo das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo “Teorias e tecnologias contemporâneas aplicadas ao projeto”, da Faculdade de Engenharia civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Uma das principais finalidades do grupo é a formação de docentes preparados para atuar na área de ensino de “Informática aplicada à arquitetura e urbanismo”, por meio do programa de pós-graduação da FEC. O grupo recebe apoio financeiro do SAE-UNICAMP, CAPES, CNPq e FAPESP, o que viabilizou a criação de um laboratório de prototipagem rápida (LAPAC) em 2007. O grupo possui planos para a aquisição de um equipamento de fabricação rápida (fresa CNC de grande formato). As teorias e técnicas desenvolvidas pelo grupo vêm sendo aplicadas nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação da faculdade, que se constituem em excelentes campos de experimentação para a atualização do ensino da informática na arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-03

Como Citar

CELANI, G. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: O CASO DA “INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO". Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2007.1.Celani. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos