A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: O CASO DA “INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO"
Palabras clave:
Informática aplicada à arquitetura e urbanismo, CAD, Prototipagem rápida, Fabricação rápida, Sistemas generativos de projetoResumen
O objetivo deste artigo é apresentar um escopo das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo “Teorias e tecnologias contemporâneas aplicadas ao projeto”, da Faculdade de Engenharia civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Uma das principais finalidades do grupo é a formação de docentes preparados para atuar na área de ensino de “Informática aplicada à arquitetura e urbanismo”, por meio do programa de pós-graduação da FEC. O grupo recebe apoio financeiro do SAE-UNICAMP, CAPES, CNPq e FAPESP, o que viabilizou a criação de um laboratório de prototipagem rápida (LAPAC) em 2007. O grupo possui planos para a aquisição de um equipamento de fabricação rápida (fresa CNC de grande formato). As teorias e técnicas desenvolvidas pelo grupo vêm sendo aplicadas nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação da faculdade, que se constituem em excelentes campos de experimentação para a atualização do ensino da informática na arquitetura.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite la divulgación del trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), indicando que fue publicado originalmente en esta revista, con el enlace del artículo.