Alegorias possíveis
projeto de carros alegóricos nas divisões inferiores do carnaval de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v25n1p317-337Palavras-chave:
Carros alegóricos, Carnaval, Maquetes, ProjetoResumo
Neste artigo, apresentamos projetos de carros alegóricos para o desfile das escolas de samba do carnaval de São Paulo, entre os anos de 2010 e 2024. O objetivo é fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento desse tipo de trabalho em meio às contingências de recursos e de infraestrutura das divisões inferiores do carnaval paulistano. As fontes utilizadas são os croquis, desenhos e registros fotográficos referentes à concepção, elaboração e execução das alegorias. Buscamos, a partir da atividade projetual, demonstrar formas de enfrentar desafios e apresentar respostas que são comuns ao campo das artes, do design e da arquitetura.
Downloads
Referências
AZEVEDO, C. de A. Fantasias negociadas: políticas do carnaval paulistano na virada do século XX. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
BARONETTI, B. S. Transformações na avenida: histórias das escolas de samba da cidade de São Paulo (1968-1996). São Paulo: LiberArs, 2015.
BELLO, V. de L. O enredo do carnaval nos enredos da cidade: dinâmica territorial das escolas de samba em São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
ORTIZ, R. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1991.
PINHEIRO, G. Raça, cultura e disputa territorial: o caso do Príncipe Negro da Cidade Tiradentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
ROCHA, P. M. da. Maquetes de papel. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gleuson Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.







Todo o conteúdo de Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo está licenciado sob