Questões da produção do morar vertical e o espaço público
um olhar ao setor Marista, em Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v24n2p107-120Palavras-chave:
Verticalização residencial; Práticas socioespaciais; Espaço público; Espacialidades privadas.Resumo
Na contemporaneidade, presencia-se a disseminação de certos fenômenos urbanos que têm implicações significativas no espaço público, resultando em sua instrumentalização, na diminuição das interações sociais e na depreciação de seu valor. Nesse contexto, o atual aumento do urbanismo vertical residencial, orientado pelo que o mercado imobiliário constantemente rotula como “novas formas de morar”, tem apresentado desdobramentos visíveis na cidade e no urbano. Isso não apenas porque oferece “exclusividades” intramuros aos moradores, mas também porque influencia nas formas de uso e de apropriação do espaço público e da cidade, reconfigurando, em maior ou menor grau, as práticas socioespaciais e as sociabilizações. O objetivo deste artigo é analisar algumas dessas implicações por meio das estratégias e táticas adotadas pelas empresas imobiliárias que promovem as “novas formas de morar” no setor Marista, em Goiânia. Com o método pesquisa de campo, em conjunto com a revisão bibliográfica, foi possível verificar a produção de “espacialidades do privado” que estão vinculadas a certas apropriações decorrentes de processos de verticalização e da venda de novas tipologias habitacionais, desafiando o sentido de espaço público e contribuindo com a redução da vida urbana.
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