Coordenação das Ações Conjuntas no APL de Vestuário de Muriaé-MG
Palavras-chave:
Desenvolvimento Local. Governança em APL. Integração. Organização. Participação.Resumo
Objetivo: Buscou-se compreender a coordenação do arranjo produtivo local (APL) de vestuário de Muriaé-MG.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Este estudo contribui ao propor o modelo analítico para compreender a coordenação bem como ao apontar relações entre os elementos que a compõem e as implicações quanto a forma como tais elementos se manifestam no contexto do APL. Consiste num avanço quanto à compreensão da governança em APL, pois foram ofertados meios para sistematizar a coordenação de ações conjuntas e mitigar desafios relativos à definição de formas de cooperação e meios de coordenação.
Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa qualitativa/descritiva, cujos dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturada com vinte representantes de atores do referido APL. Os dados foram processados por meio do software NVivo® e categorizados por meio da técnica de análise de conteúdo.
Síntese dos principais resultados: Constatou-se que a coordenação é caracterizada por baixos níveis de formalidade e de integração e participação dos representantes das empresas, estrutura de gestão formada por algumas entidades e níveis médios de integração e participação dos representantes das entidades. Resultados que suportam outros estudos desenvolvidos sobre a temática.
Principais considerações/conclusões: Foram identificados fatores que permitiram abarcar a realidade complexa e dinâmica de um APL bem como critérios para sistematizar e compreender como ocorre a coordenação e apontar suas implicações no desenvolvimento. A partir das estratégias identificadas será possível direcionar a atuação dos coordenadores de outros APLs no fomento do desenvolvimento empresarial e local.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.