Empreendedorismo em Empresas Familiares: A Pesquisa Atual e os Desafios Futuros

Autores

  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia
  • Juvêncio Braga de Lima Universidade FUMEC - Faculdade de Ciências Empresariais
  • Carolina Lescura de Carvalho Castro Universidade Federal Fluminense - Departamento de Turismo

Palavras-chave:

Empresa Familiar. Empreendedorismo. Inovação. Empreendedorismo Familiar. Revisão de Literatura.

Resumo

Objetivo: Apresentar uma revisão do escopo da literatura disponível sobre empreendedorismo em empresas familiares.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Apesar de outros trabalhos de revisão de literatura sobre empresas familiares indicarem a existência de artigos que abordam a temática do empreendedorismo, não existem estudos sistemáticos de revisão sobre as especificidades das relações existentes entre os dois campos.

Principais aspectos metodológicos: A partir da técnica de revisão de escopo da literatura, foi efetuado um levantamento da produção científica publicada em periódicos de reconhecida relevância para a área de empresas familiares. Foram identificados 73 artigos científicos que abordaram a temática, os quais foram categorizados de acordo com o periódico de origem, o tema de pesquisa abordado, e a abordagem metodológica empregada.

Síntese dos principais resultados: A leitura integrada dos artigos identificados permitiu identificar a exploração de diferentes temas de pesquisa e abordagens metodológicas para compreender a manifestação do empreendedorismo em empresas familiares.

Principais considerações/conclusões: Concluímos que o alcance do potencial do campo do empreendedorismo em empresas familiares passa, necessariamente, pela construção de um quadro teórico capaz de contribuir para a compreensão de aspectos intrínsecos à natureza de empresas familiares. Ao mesmo tempo, tal abordagem, ao englobar fenômenos que se complementam sob o prisma da interação entre família e empresa, contribuiria de forma importante para a geração de conhecimentos mais aprofundados acerca da realidade desse tipo de organização e para a abertura de novas avenidas de pesquisa em empreendedorismo e em empresas familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia

Doutorando em Administração pelo Departamento de Admini - Universidade Federal de Lavras.

Professor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal -Universidade Federal de Uberlândia.

Interesses de pesquisa: empreendedorismo, empresas familiares, inovação.

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Universidade de São Paulo.

Professor do Departamento de Administração e Economia - Universidade Federal de Lavras.

Interesses de pesquisa: relações de poder, estratégia como prática, empresas familiares.

Juvêncio Braga de Lima, Universidade FUMEC - Faculdade de Ciências Empresariais

Doutor em Sociologia pela Université de Montpellier III.

Professor da Faculdade de Ciências Empresariais - Universidade FUMEC.

Interesses de pesquisa: estratégia em organizações, empreendedorismo, empresas familiares.

Carolina Lescura de Carvalho Castro, Universidade Federal Fluminense - Departamento de Turismo

Doutora em Administração pelo Departamento de Administração e Economia - Universidade Federal de Lavras

Professora do Departamento de Turismo - Universidade Federal Fluminense.

Interesses de pesquisa: estudos organizacionais, empresas familiares, gestão de pessoas, turismo.

Downloads

Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial