Determinantes do Desenvolvimento de Competências Coletivas na Gestão de Pessoas

Autores

  • Jandmara de Oliveira Lima Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba / João Pessoa / PB

Palavras-chave:

Competências coletivas. Fatores determinantes. Servidores públicos. Gestão de pessoas. Setor público.

Resumo

Este artigo objetiva identificar os fatores determinantes para o desenvolvimento de competências coletivas dos servidores da área de gestão de pessoas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para balizar teoricamente a compreensão do fenômeno, foi realizada uma revisão da literatura sobre a noção, o processo e os fatores individuais e organizacionais associados ao desenvolvimento de competências coletivas.  O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado com gestores e servidores da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Universidade, a partir da realização de entrevistas e de grupos focais. A análise dos resultados possibilitou a identificação de oito determinantes do desenvolvimento de competências coletivas. Alguns fatores identificados representam limitações para a formação de competências em nível coletivo e outros facilitam este desenvolvimento. A ausência da unidade de equipe é um fator limitante no desenvolvimento de competências coletivas em decorrência da fragmentação das atividades e a falta de integração entre as coordenações. A partir dos resultados do estudo, considera-se que a pesquisa traz uma contribuição teórico-prática para o contexto do setor público. Em relação à contribuição teórica, o estudo reúne as principais abordagens sobre o tema que balizaram a categorização proposta nos resultados, o que possibilita uma análise mais ampla dos aspectos conceituais e permite uma avaliação crítica da difusão da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Como contribuição prática, o estudo apresenta elementos que podem fundamentar um projeto de Gestão por Competências no contexto social da pesquisa, bem como em outras instituições públicas. Tanto as barreiras identificadas, quanto os fatores determinantes das competências coletivas, conforme descritos neste trabalho, podem ser úteis no planejamento da implantação de um sistema de Gestão por Competências, não apenas com enfoque no indivíduo, mas preocupado com o ambiente coletivo. Apesar de o estudo ter sido realizado em um contexto específico (SRH), de uma universidade específica (UFCG), acredita-se que os resultados desta pesquisa também podem caracterizar outros contextos institucionais, em função da trajetória histórica, cultural e social comum e marcada por dispositivos legais que orientam as decisões estratégicas e operacionais da gestão de pessoas nas IFES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandmara de Oliveira Lima, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Exerce o cargo de administradora na Universidade Federal de Campina Grande, na Secretaria de Recursos Humanos, atuando na área de capacitação e desenvolvimento do servidor. Tem interesse nas áreas de Gestão Pública e Gestão de Pessoas com foco em Aprendizagem e Gestão por Competências.

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba / João Pessoa / PB

Doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) e do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC. Interesse de Pesquisa nas áreas de aprendizagem e Conhecimento, Comportamento Organizacional e Educação em Administração.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Edição

Seção

Gestão Humana e Social