Impacto Informacional das Apresentações Gerencias em Reuniões Públicas: Um Estudo de Evento sobre as Reuniões Apimec
Palavras-chave:
Relações com Investidores, Assimetria de Informação, Reuniões Públicas, Apimec, Estudo de EventoResumo
Este trabalho mensurou o impacto informacional, medido pelo retorno anormal do preço das ações de companhias abertas brasileiras, ocasionado pelas apresentações gerenciais em reuniões públicas organizadas pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - Apimec. Utilizando a metodologia de estudo de evento, foram analisados os retornos anormais das ações de 160 empresas que realizaram 739 reuniões entre 2005 e 2009. Os resultados encontrados sugerem que, em média, as informações geradas nestes eventos acarretaram retornos anormais pequenos no período analisado. Tal achado pode ser fruto tanto do baixo impacto informacional destes eventos quanto da possível dificuldade dos participantes das reuniões de perceberem estas informações como relevantes. Os resultados sugerem que as reuniões Apimec constituem um momento onde as relações das empresas com os investidores e analistas podem ser iniciadas e fortalecidas, mas onde informações novas não são divulgadas. Esta constatação demonstra que a condução das reuniões pelas companhias está em conformidade com as recomendações dos órgãos reguladores brasileiros, os quais indicam que nas reuniões públicas devem ser apresentadas e comentadas apenas informações previamente divulgadas.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Tabela 1 - Resumo das obrigações das companhias listadas nos diferentes segmentos da Bovespa
- Tabela 2 – Exclusões por critérios
- Tabela 3- Divisão pela participação no Ibovespa
- Tabela 4 - Divisão pelo segmento de listagem
- Tabela 5 - Divisão pelo valor de mercado
- Tabela 6 - Divisão por anos: Eventos/Média de participantes
- Tabela 7 - Divisão por regional: Participantes/Média de participantes
- Tabela 8 – Resultados de AR e CAR para a amostra completa e sem outliers
- Tabela 9 – Características dos outliers
- Gráfico 1 - Divisão de eventos por regional
- Gráfico 2 – Perfil de AR e CAR para a amostra completa e sem outliers
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.