Impacto Informacional das Apresentações Gerencias em Reuniões Públicas: Um Estudo de Evento sobre as Reuniões Apimec

Autores

  • Nayana Reiter University of Michigan - Ross School of Business
  • Jairo Laser Procianoy Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Relações com Investidores, Assimetria de Informação, Reuniões Públicas, Apimec, Estudo de Evento

Resumo

Este trabalho mensurou o impacto informacional, medido pelo retorno anormal do preço das ações de companhias abertas brasileiras, ocasionado pelas apresentações gerenciais em reuniões públicas organizadas pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - Apimec. Utilizando a metodologia de estudo de evento, foram analisados os retornos anormais das ações de 160 empresas que realizaram 739 reuniões entre 2005 e 2009. Os resultados encontrados sugerem que, em média, as informações geradas nestes eventos acarretaram retornos anormais pequenos no período analisado. Tal achado pode ser fruto tanto do baixo impacto informacional destes eventos quanto da possível dificuldade dos participantes das reuniões de perceberem estas informações como relevantes. Os resultados sugerem que as reuniões Apimec constituem um momento onde as relações das empresas com os investidores e analistas podem ser iniciadas e fortalecidas, mas onde informações novas não são divulgadas. Esta constatação demonstra que a condução das reuniões pelas companhias está em conformidade com as recomendações dos órgãos reguladores brasileiros, os quais indicam que nas reuniões públicas devem ser apresentadas e comentadas apenas informações previamente divulgadas.

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Biografia do Autor

Nayana Reiter, University of Michigan - Ross School of Business

Aluna de Ph.D. em Contabilidade pela University of Michigan

Jairo Laser Procianoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela USP; Professor associado da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2013-01-02

Edição

Seção

Finanças Estratégicas