Liderança: o Que Pensam Executivos Brasileiros Sobre o Tema?
Palavras-chave:
Liderança, Desenvolvimento de Liderança, Desenvolvimento de Executivos, Estilos de Liderança, Competências em LiderançaResumo
Neste trabalho são apresentados resultados de levantamento empírico de dados realizado junto a altos executivos de grandes empresas brasileiras, com o intuito de investigar suas percepções quanto às principais questões e desafios em torno da temática da liderança e seu desenvolvimento, na contemporaneidade. Considerando tal propósito, seus objetivos específicos podem ser assim descritos: 1. Investigar sentidos atribuídos e estilos de liderança articulados à vivência e prática dos executivos investigados; 2. Investigar temas-chave ao desenvolvimento de lideranças no atual contexto dos negócios e das organizações; 3. Identificar tendências, novos temas e desafios em torno da temática da liderança, no contemporâneo. Como referencial teórico, cabe salientar revisão de literatura envolvendo descrição evolutiva dos estudos sobre a temática, com destaque para suas principais correntes e abordagens teórico-metodológico-conceituais. Em termos metodológicos, a pesquisa que subsidiou os resultados deste estudo pode ser caracterizada como de natureza qualitativa e caráter descritivo, tendo seus dados primários derivados de entrevistas semi-estruturadas e em profundidade realizadas junto a treze altos executivos de grandes corporações, nacionais e internacionais, situadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Após tratamento dos dados, com o auxílio do software de tratamento qualitativo NVivo 8, foi possível agrupar os principais temas e desafios identificados em torno da liderança em três temas-chave: Sentidos, Competencias, Estilos e Desafios associados à Liderança no Contemporâneo; Desenvolvimento de Lideranças; Liderança e Contexto Capacitante. O estudo possibilitou, também, identificar os principais atributos de competência e estilos de liderança requeridos como resposta ao atual contexto dos negócios e organizações, segundo a perspectiva dos executivos entrevistados. Concomitantemente, foi possível constatar novos desafios e preocupações em relação à temática da liderança como, por exemplo, o como lidar com as novas gerações - em especial a chamada Geração Y - que, em breve, deverão assumir posições chave nas organizações, em decorrência da aposentadoria dos Baby Boomers. Em suma, os achados permitem, a partir da perspectiva dos próprios atores diretamente envolvidos na problemática da liderança no contexto empresarial, a emergência de questões e desafios a serem contemplados em novas agendas de desenvolvimento e linhas de pesquisa sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.