Desempenho Produtivo como Fator Moderador da Estratégia e Capabilidade

Autores

  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Kalid Ali Nafal Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Adilson Caldeira Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Estratégia, Capabilidade, Desempenho Produtivo, Metal-mecânico

Resumo

Partindo da premissa básica de que em uma cadeia de suprimentos há inúmeras relações de causa e efeito entre eventos com potencial de determinar a diferenciação entre empresas  concorrentes, este estudo deposita seu foco na busca pela identificação de uma correlação entre o desempenho produtivo de uma empresa e sua capabilidade. Recorrendo-se, inicialmente, a fontes bibliográficas, identificou-se que capabilidade e competência são termos usados de modo intercambiável. Se no passado se referiam primariamente a tecnologias de produção e habilidades dos trabalhadores da empresa, abrangem, na atualidade, o comportamento de negócios em termos de eficácia no serviço prestado, responsividade e tempo do ciclo de entrega. Assim, empresas estabelecem estratégias para obter capabilidade. Este estudo, de natureza exploratória do tipo descritivo, teve por objetivo avaliar a relação entre as dimensões de estratégia e capabilidade e o impacto moderador do desempenho produtivo nessa relação. Os dados, coletados em 90 empresas do ramo metal-mecânico e tratados com a utilização de técnicas de estatística descritiva e multivariada, revelam que há correlação positiva entre estratégia e capabilidade com magnitude que possibilita a interpretação de que o desempenho produtivo pode ter atuado como moderador neste resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1993), pós-doutorado em Administração pela University of Bath, Inglaterra (2003) e em Logística e Engenharia da Informação pela Tokyo University of Marine Science and Technology, Japão (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor associado do Instituto Maua de Tecnologia. Tem experiência nas áreas da Engenharia da Produção e da Administração de Empresas, com ênfase em Operações, Logística, Gestão da Qualidade e Produtividade, Administração de Materiais, Administração da Produção, Cadeias de Suprimentos e Redes de Relacionamentos de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações Industriais, Logística, Alinhamento Estratégico (Prioridades Competitivas) em Cadeias de Suprimentos, Gestão da Demanda (Governança) em Cadeias de Suprimentos e Redes Colaborativas (Verticais e Horizontais) de Negócios.

Kalid Ali Nafal, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário da FEI Mestrado em Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM Professor Convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Adilson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. É Professor Adjunto em período integral e pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena Cursos in Company e Estágios. Leciona também na Universidade Nove de Julho e em outras Instituições de Ensino Superior como professor visitante. Atua na Área de Administração em temas relacionados a Estratégia e Aprendizagem nas Organizações, sendo pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação (NEPEI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliador de publicações científicas como RAM - Revista de Administração Mackenzie, Revista Base (UNISINOS), Revista Economia & Gestão (PUC/MG), Revista Jovens Pesquisadores, atuando também como parecerista e coordenador de sessão em eventos científicos como EnANPAD - Encontro Nacional da ANPAD, Congresso Internacional Iberoamerican Academy of Management, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC Mackenzie/CNPQ, e EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Possui experiência de atuação profissional na administração de empresas nacionais e internacionais bem como em gestão de Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2012-10-17

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial