Fatores determinantes da adoção de sistemas de informação na área de saúde: um estudo sobre o prontuário médico eletrônico

Autores/as

  • Gilberto Perez Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ronaldo Zwicker Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Innovation adoption, Health information systems, Electronic patient record, Technologicalinnovation, Health area.

Resumen

Este artigo relata pesquisa que analisou os principais fatores que afetam a adoção da inovação tecnológica em sistemas de informações na área de saúde e os reflexos dessa adoção para os indivíduos, profissionais e grupos sociais envolvidos com a inovação. Na pesquisa realizada foi estudada a adoção do prontuário médico eletrônico em uma instituição de saúde envolvendo usuários médicos, profissionais de enfermagem e pessoal administrativo. Os dados coletados foram apurados via análise de regressão linear múltipla e modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da inovação em sistemas de informações na área de saúde é influenciada por características percebidas pelo uso dessa inovação e acarreta reflexos na percepção de novas possibilidades de inovação no trabalho.

 

Palavras-chave: adoção da inovação, sistemas de informações médicas, prontuário médico eletrônico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilberto Perez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Ronaldo Zwicker, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Publicado

2009-11-02

Número

Sección

Recursos y Desarrollo de Negocios