Debates passados, presentes e futuros da aprendizagem organizacional - um estudo comparativo entre a produção acadêmica nacional e internacional

Autores/as

  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná
  • André Luiz Fischer Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Organizational learning, Emerging challenges, Future research, Academic production, Research agenda.

Resumen

Apesar de se apresentar como uma área multidisciplinar, e de não contar com uma teoria amplamente aceita, a aprendizagem organizacional avança e apresenta pontos de  consenso que a estabelecem como  um campo de conhecimento. Vários esforços de revisão sobre o tema foram publicados nos últimos dez anos,  fundamentando a definição de desafios emergentes,  que apontam campos promissores para futuras pesquisas. Este artigo recupera alguns dos principais  debates e prospecções, comparando  a produção acadêmica nacional e internacional e identificando as  convergências e divergências entre eles. Os resultados da análise mostram que alguns tópicos presentes no debate internacional mostram-se atuais na pesquisa nacional, enquanto que outros, não. A partir destas constatações, propõe-se uma sugestão de agenda para pesquisas futuras em aprendizagem organizacional que envolva aspectos teóricos, contextuais e metodológicos, e que propicie em condições  de intervir, de forma mais intensa, no debate que se trava sobre o tema no plano  internacional.

Palavras-chave: aprendizagem organizacional, desafios emergentes, futuras pesquisas, produção acadêmica, agenda de pesquisas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

André Luiz Fischer, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Publicado

2009-08-20

Número

Sección

Gestión Humana y Social