Associação de Franqueados e a Mediação de Relacionamentos

Autores

  • Telmo José Magalhães da Silva
  • Pedro Lucas de Resende Melo PPGA-UNIP
  • Karen Esteves
  • Giancarlo Gomes

Palavras-chave:

Associação de Franquias. Redes de Franquia. Empreendimento. Pequenas Empresas. Relacionamentos.

Resumo

Objetivo: Compreender as ações empreendidas pelas Associações de Franqueados (AF). Buscou-se: (a) identificar o papel desempenhado pela AF em relação à sua relação com franqueadores; (b) compreender os procedimentos de conflitos juntamente com franqueadores; (c) identificar habilidades desempenhadas pelas AF nas relações de governança entre franqueado e franqueadores.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Adiciona às pesquisas de Dandridge e Falbe (1994), Cochet e Ehrmann (2007), Lawrence e Kaufmann (2010, 2012), complementando com perspectivas em relação às práticas em gestão de relacionamentos e as formas de governança exercida pela AF, que são aspectos não analisadas em estudos de AF.

Principais aspectos metodológicos: Pesquisa qualitativa, com estudo de casos multiplo envolvendo triangulação de dados. A amostra deste estudo compreendeu a rede de franquias Skill Idiomas, localizado na cidade de São Paulo. As entrevistas compreenderam quadro Diretores da AF, seis franqueados e um Executivo da rede.

Síntese dos principais resultados: Há um forte sentimento de confiança somente entre alguns dos membros da rede, bem como uma cooperação parcial. Com referência à governança da AF, pode-se salientar que as regras e as sanções que compõem as suas políticas são bem conhecidas e aplicadas. A influência dos líderes que formam o Conselho da Associação são determinantes para a resolução de conflitos.

Principais considerações/Conclusões: A influência dos líderes que integram a composição do Conselho, foi um fator determinante na resolução de conflitos. A forma de governança exercido pela AF é baseada nas regras que criam suas políticas e as penalidades que são conhecidas e aplicadas por todos os membros quando as regras são infligidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Lucas de Resende Melo, PPGA-UNIP

Prof. Titular do Mestrado em Administração - UNIP

Prof. do Departamento de Administração - FEA/PUC-SP

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial