Empreendedorismo em Empresas Familiares: A Pesquisa Atual e os Desafios Futuros
Palavras-chave:
Empresa Familiar. Empreendedorismo. Inovação. Empreendedorismo Familiar. Revisão de Literatura.Resumo
Objetivo: Apresentar uma revisão do escopo da literatura disponível sobre empreendedorismo em empresas familiares.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Apesar de outros trabalhos de revisão de literatura sobre empresas familiares indicarem a existência de artigos que abordam a temática do empreendedorismo, não existem estudos sistemáticos de revisão sobre as especificidades das relações existentes entre os dois campos.
Principais aspectos metodológicos: A partir da técnica de revisão de escopo da literatura, foi efetuado um levantamento da produção científica publicada em periódicos de reconhecida relevância para a área de empresas familiares. Foram identificados 73 artigos científicos que abordaram a temática, os quais foram categorizados de acordo com o periódico de origem, o tema de pesquisa abordado, e a abordagem metodológica empregada.
Síntese dos principais resultados: A leitura integrada dos artigos identificados permitiu identificar a exploração de diferentes temas de pesquisa e abordagens metodológicas para compreender a manifestação do empreendedorismo em empresas familiares.
Principais considerações/conclusões: Concluímos que o alcance do potencial do campo do empreendedorismo em empresas familiares passa, necessariamente, pela construção de um quadro teórico capaz de contribuir para a compreensão de aspectos intrínsecos à natureza de empresas familiares. Ao mesmo tempo, tal abordagem, ao englobar fenômenos que se complementam sob o prisma da interação entre família e empresa, contribuiria de forma importante para a geração de conhecimentos mais aprofundados acerca da realidade desse tipo de organização e para a abertura de novas avenidas de pesquisa em empreendedorismo e em empresas familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.