Comprometimento Organizacional e Gestão de Bens Materiais e Patrimoniais em um Empreendimento Econômico Solidário: Um Estudo em uma Cooperativa de Reciclagem

Autores

  • Bruno Diego Alcantara Cardozo Graduando em Administração (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
  • Geraldino Carneiro de Araújo Doutorando em Administração (UNINOVE - Universidade Nove de Juhlo), docente na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
  • Carlos Rodrigues da Silva Doutorando em Administração (UNINOVE - Universidade Nove de Juhlo), docente na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
  • Marco Antonio Costa da Silva Doutorando em Administração (UNINOVE - Universidade Nove de Juhlo), docente na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Palavras-chave:

Comprometimento Organizacional. Cooperativa de Reciclagem. Gestão de Materiais. Gestão Patrimonial. Enfoque Tridimensional.

Resumo

O objetivo é analisar o comprometimento organizacional em relação aos bens materiais e patrimoniais de uma cooperativa de reciclagem. Um processo importante que normalmente constitui problemas para as cooperativas de reciclagem é a gestão dos seus bens materiais e patrimoniais. A gestão de bens materiais e patrimoniais pode ser realizada de forma mais racional, gerando ganhos de produtividade, maior capacidade de controle dos resultados, melhorando a qualidade das decisões do empreendimento e, consequentemente, os resultados operacionais e financeiros. Realizou-se uma pesquisa empírica, descritiva e qualitativa. Como procedimento técnico escolheu-se o estudo de caso. A COOREPA – Cooperativa Recicla Paranaíba foi selecionada como objeto de estudo, pois possui destaque estadual, sendo a única cooperativa no estado registrada regularmente junto a OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul, além de ter sido reconhecida no “Prêmio Santander Universidades”, em 2011, este último concedeu cem mil reais à COOREPA. A coleta de dados envolveu a triangulação das fontes de evidência: observação direta, documentos e entrevistas. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. A COOREPA enfrenta muitos problemas relacionados à gestão de seus bens materiais e patrimoniais e, considerando essa perspectiva, é necessário estabelecer métodos racionais e adequados de gestão, assim como pequenos investimentos, elaboração de mecanismos simples para gerenciamento de materiais e patrimônio. Entretanto, um aspecto primordial para gestão com qualidade dos bens materiais e patrimoniais é o comprometimento dos cooperados. O modelo conceitual de análise do comportamento organizacional elaborado nesse artigo vincula os enfoques do comportamento organizacional com os principais autores e categorias de análise, isto permitiu avaliar que os níveis de comprometimento dos cooperados da COOREPA são baixos nos três enfoques avaliados: afetivo, instrumental e normativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Diego Alcantara Cardozo, Graduando em Administração (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Discente no curso de Administração da UFMS - Câmpus de Paranaíba

Geraldino Carneiro de Araújo, Doutorando em Administração (UNINOVE - Universidade Nove de Juhlo), docente na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Docente no curso de Administração da UFMS - Câmpus de Paranaíba

Carlos Rodrigues da Silva, Doutorando em Administração (UNINOVE - Universidade Nove de Juhlo), docente na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Discente no curso de Administração da UFMS - Câmpus de Paranaíba

Marco Antonio Costa da Silva, Doutorando em Administração (UNINOVE - Universidade Nove de Juhlo), docente na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Discente no curso de Administração da UFMS - Câmpus de Paranaíba

Downloads

Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Gestão Humana e Social