Fatores determinantes da adoção de sistemas de informação na área de saúde: um estudo sobre o prontuário médico eletrônico

Autores

  • Gilberto Perez Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ronaldo Zwicker Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Innovation adoption, Health information systems, Electronic patient record, Technologicalinnovation, Health area.

Resumo

Este artigo relata pesquisa que analisou os principais fatores que afetam a adoção da inovação tecnológica em sistemas de informações na área de saúde e os reflexos dessa adoção para os indivíduos, profissionais e grupos sociais envolvidos com a inovação. Na pesquisa realizada foi estudada a adoção do prontuário médico eletrônico em uma instituição de saúde envolvendo usuários médicos, profissionais de enfermagem e pessoal administrativo. Os dados coletados foram apurados via análise de regressão linear múltipla e modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da inovação em sistemas de informações na área de saúde é influenciada por características percebidas pelo uso dessa inovação e acarreta reflexos na percepção de novas possibilidades de inovação no trabalho.

 

Palavras-chave: adoção da inovação, sistemas de informações médicas, prontuário médico eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Perez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Ronaldo Zwicker, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-11-02

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial