Configuração de Posições em uma Comunidade Epistêmica e sua Relação com o Sentido da Aprendizagem Organizacional: Estudo de Caso no Campo da Biotecnologia

Autores

  • Kenneth Nunes Tavares Almeida FEA - Universidade de São Paulo
  • André Luiz Fischer FEA - Universidade de São Paulo
  • Bárbara Beatriz Freitag FEA - Universidade de São Paulo
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi. Universidade Federal do Paraná
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia
  • Mozar José Brito PPGA - UFLA

Palavras-chave:

Aprendizagem em Redes, Sentidos, Posição

Resumo

Na literatura sobre Aprendizagem Organizacional em redes (AO), parte das abordagens de pesquisa afirma que tal tipo de ambiente favorece condições para a AO por meio da combinação da capacidade de diferentes membros. Igualmente, existem correntes de estudo que apontam haver ressalvas relacionadas às próprias características dos membros. Esta aparente contradição instigou um questionamento: como a configuração de posições de membros de redes afeta o sentido que AO adquire para os próprios membros? Utilizando-se referências conceituais da área de AO em redes, o estudo apresenta os resultados da análise de um caso empírico de uma comunidade epistêmica (rede de cooperação científica formalmente instituída) brasileira no campo da biotecnologia. Adotou-se como método de pesquisa a triangulação de técnicas quantitativas e qualitativas. Inicialmente, utilizou-se a análise quantitativa sociométrica evidenciando a Posição do membro de acordo com a centralidade para a aprendizagem e a produção acadêmica. Após essa identificação, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas aos membros localizados em diferentes Posições, fossem elas de alto valor agregado (membros com alta centralidade) ou marginais (membros com baixa centralidade). A partir de um referencial de análise qualitativo com foco nos conceitos de práticas e gêneros discursivos, foi possível delinear diferentes sentidos sobre a AO de acordo com a posição dos membros. A partir dos resultados, evidenciou-se a relação da Posição ocupada pelo membro da rede o sentido dado à Aprendizagem. Apesar das limitações associadas à pesquisa sobre um caso único que dificulta a possível generalização dos resultados, o estudo abre possibilidades de aprofundar novas pesquisas sobre a relação entre as características dos membros e sua posição com a AO em redes.

Palavras-chave:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kenneth Nunes Tavares Almeida, FEA - Universidade de São Paulo

Pós-doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA - USP. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor do Programa de Mestrado da FEAD – MG.

 

André Luiz Fischer, FEA - Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor e pesquisador na FEA-USP, instituição na qual coordena o LAE - Laboratório de Aprendizagem e Ensino. Coordena projetos de pesquisa, educação e consultoria na Fundação Instituto de Administração.

Bárbara Beatriz Freitag, FEA - Universidade de São Paulo

Mestranda da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Interesse de Pesquisa em Gestão de Talentos, Gestão de Pessoas, Metodologia de Pesquisa e Aprendizagem Organizacional.

Adriana Roseli Wünsch Takahashi., Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Professora de Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Professora Associada.  Áreas de interesse: aprendizagem organizacional, competências organizacionais, ensino e pesquisa em Administração, empreendedorimo e metodologia de pesquisa.

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG.  Professor Adjunto Nível I da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.  Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos em Organizações da UFU, desenvolvendo pesquisas nas áreas de trabalho e diversidade.

Mozar José Brito, PPGA - UFLA

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, participando de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Atuação no ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-09-24