Estratégia Como Contexto Inter-Firma – Uma Análise a partir da Imersão Social e da Teoria Institucional no Setor de Carcinicultura Norte Riograndense

Autores

  • Fernando Dias Lopes PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Mariana Baldi PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UNIVERSAIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

estratégia, imersão social, teoria institucional, carcinicultura, sociologia econômica

Resumo

Apesar de Baum e Dutton (1996) terem chamado atenção há mais de uma década sobre a imersão da estratégia, os trabalhos sobre estratégia mantêm-se mais influenciados pelos teóricos da economia do que pelos teóricos da sociologia. A concepção atomizada revela-se tanto no nível de análise como no conceito de ambiente. Oliver (1996) afirma que teóricos de estratégia explicam as vantagens diferenciadas das firmas e sua capacidade de obtenção de lucro a partir das ineficiências de mercado. Entre os impedimentos da eficiência dos mercados estão incluídos fatores como imperfeições, disponibilidade de recursos diferenciados, investimentos em ativos específicos, capacidades dinâmicas das firmas e mobilidade e barreiras de entrada. Explicações da ineficiência dos mercados e da heterogeneidade das firmas centram-se exclusivamente sobre as características da firma e dos mercados. Este artigo vai ao encontro do argumento destes autores de que diferenças sustentáveis da firma e retornos acima do normal não são somente uma função da capacidade das firmas e das características da indústria e do mercado. A imersão das organizações e mercados em um contexto institucional tem um profundo impacto sobre o seu desempenho. Este artigo enfatiza a estratégia como contexto inter-firma, combinando a perspectiva da imersão social e a teoria institucional para uma análise do setor de carcinicultura norte-riograndense. Consiste em um estudo qualitativo, histórico, baseado na análise de documentos e na análise de entrevistas realizadas com dirigentes empresariais e de associações do setor. O objetivo foi evidenciar como a estratégia adotada pelas organizações do setor pode ser explicada a partir da dinâmica do contexto social. Assim, desenvolveu-se uma análise que combina os impedimentos institucionais e econômicos para a eficiência dos mercados para explicar a estratégia adotada. Para isso realizou-se uma reconstrução histórica da sua formação, evidenciando os principais momentos e fatos, bem como o papel assumido pelos diferentes atores. Os resultados indicaram que abordagens dominantes no estudo da estratégia como ECT, RBV e posicionamento estratégico, pelo caráter descontextualizado não são suficientes para explicar a postura estratégica das empresas, sendo necessário combiná-las com perspectivas que levem em consideração a natureza socialmente construída dos processos organizacionais e seu caráter, muitas vezes, não reflexivo.

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Biografia do Autor

Fernando Dias Lopes, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutor em Administração

Prof. Adjunto III do PPGA/EA/UFRGS

Mariana Baldi, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UNIVERSAIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Administração

Profa. Ajunta II do Programa de Pós-Graduação em Administração - EA/UFRGS

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Publicado

2012-11-08

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial