Debates passados, presentes e futuros da aprendizagem organizacional - um estudo comparativo entre a produção acadêmica nacional e internacional

Autores

  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná
  • André Luiz Fischer Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Organizational learning, Emerging challenges, Future research, Academic production, Research agenda.

Resumo

Apesar de se apresentar como uma área multidisciplinar, e de não contar com uma teoria amplamente aceita, a aprendizagem organizacional avança e apresenta pontos de  consenso que a estabelecem como  um campo de conhecimento. Vários esforços de revisão sobre o tema foram publicados nos últimos dez anos,  fundamentando a definição de desafios emergentes,  que apontam campos promissores para futuras pesquisas. Este artigo recupera alguns dos principais  debates e prospecções, comparando  a produção acadêmica nacional e internacional e identificando as  convergências e divergências entre eles. Os resultados da análise mostram que alguns tópicos presentes no debate internacional mostram-se atuais na pesquisa nacional, enquanto que outros, não. A partir destas constatações, propõe-se uma sugestão de agenda para pesquisas futuras em aprendizagem organizacional que envolva aspectos teóricos, contextuais e metodológicos, e que propicie em condições  de intervir, de forma mais intensa, no debate que se trava sobre o tema no plano  internacional.

Palavras-chave: aprendizagem organizacional, desafios emergentes, futuras pesquisas, produção acadêmica, agenda de pesquisas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

André Luiz Fischer, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-08-20

Edição

Seção

Gestão Humana e Social