A Estratégia de Diversificação e Performance: O caso das Companhias Abertas no Brasil
Palavras-chave:
Diversificação de Produtos, Desempenho, EstratégiaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre diversificação e a performance, considerando distintas estratégias de diversificação de produtos. Compuseram a amostra um total de 168 empresas de capital aberto no Brasil que possuíam informações sobre diversificação no Relatório de Informação Anual (IAN), no período de 2001 a 2005. As empresas foram divididas em três grupos de acordo com suas estratégias de diversificação: produto único, moderadamente diversificadas e altamente diversificadas. Foram utilizadas as técnicas estatísticas: regressão múltipla e análise de variância. Na primeira técnica, regressão múltipla, foram gerados três modelos estatísticos estratégia de produto único com moderadamente e altamente diversificado, produto único versus moderadamente diversificado e negócio único versus altamente diversificado, a fim de verificar a influência da diversificação de produtos (DIVER) na performance, dos diferentes grupos de empresas. Em todos os modelos da regressão a variável (DIVER) não apresentou significância estatística, porém indicou retornos menores com a diversificação. Quanto à ANOVA, os grupos estratégicos não apresentaram diferenças significativas em nenhuma das variáveis estudadas, entretanto, a rentabilidade operacional das firmas com estratégias de produtos altamente diversificadas foi superior em relação às com estratégia de produtos menos diversificadas.Downloads
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- Figura 1: Modelos de diversificacao
- Quadro 1: Resumo dos procedimentos metodologicos
- Tabela 2 Descircoes das medias das variaveis estudadas
- Tabela 3 Matriz da correlacao das variaveis observaveis dos modelos
- Tabela 4 Analise de regressao multipla dos grupos estrategicos
- Tabela 5 Teste F de analise de variancia das variaveis de performance e de controle
- Tabela 6 Teste Schefee para comparacoes multiplas das variaveis
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