A Estratégia de Diversificação e Performance: O caso das Companhias Abertas no Brasil

Autores

  • Cleci Grzebieluckas Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rosilene Marcon Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Palavras-chave:

Diversificação de Produtos, Desempenho, Estratégia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre diversificação e a performance, considerando distintas estratégias de diversificação de produtos. Compuseram a amostra um total de 168 empresas de capital aberto no Brasil que possuíam informações sobre diversificação no Relatório de Informação Anual (IAN), no período de 2001 a 2005. As empresas foram divididas em três grupos de acordo com suas estratégias de diversificação: produto único, moderadamente diversificadas e altamente diversificadas. Foram utilizadas as técnicas estatísticas: regressão múltipla e análise de variância. Na primeira técnica, regressão múltipla, foram gerados três modelos estatísticos estratégia de produto único com moderadamente e altamente diversificado, produto único versus moderadamente diversificado e negócio único versus altamente diversificado, a fim de verificar a influência da diversificação de produtos (DIVER) na performance, dos diferentes grupos de empresas. Em todos os modelos da regressão a variável (DIVER) não apresentou significância estatística, porém indicou retornos menores com a diversificação. Quanto à ANOVA, os grupos estratégicos não apresentaram diferenças significativas em nenhuma das variáveis estudadas, entretanto, a rentabilidade operacional das firmas com estratégias de produtos altamente diversificadas foi superior em relação às com estratégia de produtos menos diversificadas. 

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Biografia do Autor

Cleci Grzebieluckas, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI; Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Rosilene Marcon, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora no Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas da Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora no Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas da Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

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Publicado

2012-05-30

Edição

Seção

Finanças Estratégicas