A dimensão moral da Escola Nova

Faria de Vasconcelos e as implicações éticas do self-government

Autores

  • Carlota Boto Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

Self-government ; Escola Nova ; Faria de Vasconcelos; Historia da Educação; cultura escolar

Resumo

O presente ensaio debruça-se sobre alguns escritos pedagógicos e António de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939), um dos principais representantes da Escola Nova em Portugal. O objetivo do trabalho é o de compreender o que seria uma escola justa na concepção de Faria de Vasconcelos. A hipótese que a pesquisa procura comprovar, mediante a análise das obras do autor, é a de que o princípio do self-government tinha, para Faria de Vasconcelos, um significado moral, posto que desenvolveria, não apenas o autodomínio, mas, fundamentalmente, a autonomia da vontade do sujeito. Sendo assim, a defesa da escola ativa correspondia, para esse expoente da educação nova em Portugal, à obtenção dos requisitos necessários para a composição da escola justa.

 

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Publicado

2025-08-14 — Atualizado em 2025-08-14

Versões

Como Citar

Boto, C. (2025). A dimensão moral da Escola Nova: Faria de Vasconcelos e as implicações éticas do self-government. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 27(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17668

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