Violência, margens, migrações: apontamentos para a literatura comparada

Autores

  • Dionei Mathias Universidade Federal de Santa Maria/Professor Adjunto

Palavras-chave:

Violência, Literatura de fluxos migratórios, Literatura comparada, Literatura e margens, Literatura e minorias

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir dimensões da violência, com foco na literatura de fluxos migratórios. A introdução apresenta algumas dimensões do conceito de violência que se revelam relevantes para pensar seu escopo na representação literária. Nas seções que seguem, o foco recai sobre formas de violência em espaços de origem, nos espaços de assentamento e na esfera familiar. Em todas essas dimensões, violência não é reconhecida explicitamente como tal, dada a configuração discursiva em que é perpetrada. Para seu reconhecimento, é necessária uma sensibilidade que permite enxergar interpretações alternativas da realidade, a fim de contestar práticas dominantes e nomear formas de violência. A arte literária, por natureza, tem interesse em percepção e sensibilidade, podendo contribuir para problematizar experiências de violência. Nisso, a metodologia da literatura comparada é especialmente interessante, uma vez que permite reconhecer paralelos e ter acesso a novas formas de percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Universidade Federal de Santa Maria/Professor Adjunto

Mestrado e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade de Hamburgo/Alemanha. Atualmente Professor Adjunto no Departamento de Letras da UFSM.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

Mathias, D. (2022). Violência, margens, migrações: apontamentos para a literatura comparada. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 24(1), 1–16. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14905

Edição

Seção

Literatura