Postcolonial trauma in Indian literature in English in the 21st century

Autores

  • Mail Marques de Azevedo Uniandrade

Resumo

Na visão da poeta, especialista em Linguística e romancista Rukmini Bhaya Nair, a pós-colonialidade é uma condição psíquica hereditária que requer volta a memórias enterradas do trauma colonial para ser curada. Considerando a perspectiva interna de Nair sobre colonialismo como ilustrativa da visão dos escritores coloniais, este artigo analisa sua posição sobre o papel da literatura na Índia de hoje. A partir da análise de três de seus ensaios publicados em Lying on the postcolonial couch: the idea of indifference (2002) e do romance Mad girl’s love song (2013), este artigo comenta os resíduos do colonialismo na literatura indiana e na cultura do século XXI.
Palavras-chave: Imperialismo. Pós-colonialismo. Literatura indiana. Trauma. Rukmini Bhaya Nair.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mail Marques de Azevedo, Uniandrade

Pós-doutorado pela FFLCH USP em Literaturas de Língua Inglesa. Professora aposentada da UFPR. Professora Titular do Curso de Mestrado em Teoria Literária do Centro Univeersitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Curitiba.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Marques de Azevedo, M. (2020). Postcolonial trauma in Indian literature in English in the 21st century. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 22(2), 1–12. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/11962

Edição

Seção

Literatura