O mundo trágico de Urupês

Autores

  • Regina Zilberman UFRGS

Palavras-chave:

Monteiro Lobato; Urupês; tragédia., Caboclismo. Regionalismo.

Resumo

Em Urupês (1918), Monteiro Lobato revisita temas de dois artigos anteriores – “Urupês” e “Uma velha praga” – em que ele condena a idealização do que designa como “caboclismo”, assim como o comportamento predador dos tipos regionais que residem em condições primitivas no interior de São Paulo. A expansão dos temas dos artigos dá-se por meio de histórias curtas que revelam uma sociedade anacrônica em que predomina o mandonismo, de uma parte, e a subalternidade, de outra. O resultado destes confrontos é a destruição das pessoas e da natureza, evidenciando o caráter trágico do mundo representado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antonio. Literatura y subdesarrollo. In: MORENO, César Fernández (Org.). América Latina en su literatura. 6. ed. México: Siglo XXI Editores; Paris: Unesco, 1979 [1972].
LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo: Martins, 1944.
LOBATO, Monteiro. Prefácios e entrevistas. São Paulo: Brasiliense, 1946.
LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1947.
LOBATO, Monteiro. Monteiro Lobato vivo. Seleção e organização de Cassiano Nunes. Rio de Janeiro: MPM Propaganda; Record, 1986.
MARTINS, Milena Ribeiro. Lobato edita Lobato: história das edições dos contos lobatia-nos. 2003. 429p. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003.
SILVEIRA, Joel. Um governo deve sair do povo como a fumaça de uma fogueira. Diretri-zes, Rio de Janeiro, Ano VI, n. 167, p. 14-15, 9 setembro 1943.

Downloads

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Zilberman, R. (2022). O mundo trágico de Urupês. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 24(2), 1–11. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15345

Edição

Seção

Literatura