Contação de histórias digitais no contexto da internacionalização

pela aprendizagem de inglês

Autores

  • Rodrigo Schaefer Instituto Federal Catarinense (IFC)

Palavras-chave:

Contação de histórias digitais. Telecolaboração. Internacionalização em Casa.

Resumo

A telecolaboração está relacionada com encontros online entre estudantes de diferentes localizações geográficas (O’DOWD, 2021), o que pode promover a Internacionalização em Casa (IeC) (LUNA, 2018a). O presente estudo teve como objetivo investigar narrativas sobre uma atividade de contação de histórias digitais no contexto da IeC. Para a análise, foram incluídos dados de relatos de experiência, entrevistas semiestruturadas e diários reflexivos. Os resultados indicaram que a atividade possibilitou (1) oportunidades de transformação e superação de desafios e (2) socialização no contexto remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Schaefer, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutor em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela UFSC.  

Professor de inglês e português no Instituto Federal Catarinense (IFC-Brusque) e docente no
Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFC-Blumenau).

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí.

Graduado em Letras Inglês / Português / Espanhol

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2642091854219834

ORCID https://orcid.org/0000-0002-2349-0175 

Referências

BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, A. et al. (ed.). The European Higher Education Area: Between critical reflections and future policies. Heidelberg: Springer, 2015. p. 59-72.
BARANZELI, C.; MOROSINI, M. C.; WOICOLESCO, V. G. “A chave está na troca” − estudantes de mobilidade como vetores da internacionalização em casa. Revista Série-Estudos, v. 25, n. 53, p. 253-274, 2020.
BELLI, M.; HEEMANN, C.; SEHNEM, P. R. Internacionalização Do Currículo (IoC) no Ensino Superior: um Estudo na Disciplina de Inglês Técnico. In: Coloquio Internacional De Gestión Universitaria (CIGU). Anais... Florianópolis: UFSC, p. 1-12, 2016.
BOASE, K. Digital storytelling for reflection and engagement: A study of the uses and potential of digital storytelling. Centre for Active Learning & Department of Education, p. 1-17, 2013.
CASTAÑEDA, M. E. “I am proud that I did it and it’s a piece of me”: Digital Storytelling in the Foreign Language Classroom. Calico Journal, Ohio, v. 1, n. 30, p. 44-62, 2013.
CROWTHER, P. et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2001.
DÖRNYEI, Z. Research methods in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007.
DUFF, P. A. Case study research on language learning and use. Annual Review of Applied Linguistics, v. 34, p. 233-255, 2014.
EROPEAN COMMISSION. The Digital Education Action Plan (21-27), 2020. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/default/files/document-library-docs/deap-communication-sept2020_en.pdf Acesso em: 11 set. 2021
FRITZEN, M. P. O olhar da etnografia no fazer pesquisa qualitativa: Algumas reflexões teórico-metodológicas. In: FRITZEN, M. P.; LUCENA, M. I. P. (eds.). O Olhar da Etnografia em Contextos Educacionais: Interpretando Práticas da Linguagem. Blumenau: Edifurb, 2012. p. 55-71.
GREGORI-SIGNES, C. Digital Storytelling and Multimodal Literacy in Education. Porta Linguarum, v. 22, p. 237-250, 2014.
GUTIÉRREZ, B. F.; O’DOWD, R. Virtual exchange: connecting language learners in online intercultural collaborative learning. In: BEAVEN, T.; ROSELL-AGUILAR, F. (Eds.), Innovative language pedagogy report. Researchpublishing.net 2021. p. 17-22.
HELM, F. Facilitated dialogue in Online Intercultural Exchange. In: O’DOWD, R.; LEWIS, T. (Orgs.). Online Intercultural Exchange: Policy, Pedagogy, Practice. New York: Routledge, 2016. p. 150-172.
HILDEBLANDO JÚNIOR, C. A.; FINARDI, K. R. Telecolaboração e internacionalização do ensino superior: reflexões a partir da pandemia covid-19. Revista Intercâmbio, v. 45, p. 254-278, 2020.
JUNIOR, J. B. C. Institucionalização da internacionalização da educação superior: estudo de aplicação prática à luz do círculo de internacionalização de Knight de 1994. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba, 2020.
KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
KRAMSCH, C. The symbolic dimensions of the intercultural. Language Teaching, v. 44, n. 3, p. 354-367, 2011.
LAMBERT, J. Digital storytelling: Capturing lives, creating community. Berkley: Digital Diner Press, 2006.
LAMBERT, J. Digital storytelling cookbook. San Francisco: Digital Diner Press, 2007.
LEASK, B. Internationalising the curriculum. New York: Routledge, 2015.
LEONE, P.; TELLES, J. A. The teletandem network. In: O’DOWD, R.; LEWIS, T. (eds.). Online intercultural exchange: Policy, pedagogy, practice. New York: Routledge, 2016. p. 241-247.
LIDDICOAT, A. J.; SCARINO, A. Intercultural language teaching and learning. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.
LUNA, J. M. F. Apresentação. In: LUNA, J. M. F. (org.). Internacionalização do currículo: educação, Interculturalidade, cidadania Global. 2ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2018a. p. 7-9.
LUNA, J. M. F. Internacionalização do currículo e educação intercultural: aproximações à luz da sociologia das ausências e da sociologia das emergências. In: LUNA, J. M. F. (org.). Internacionalização do currículo: educação, Interculturalidade, cidadania Global. 2ª ed. Campinas: Pontes Editores,2018b. p. 33-53.
MAXWELL, J. A. Qualitative research design: an interactive approach. Thousand Oaks: Sage, 1996.
MOROSINI, M. Como internacionalizar a universidade: concepções e estratégias. In: MOROSINI, M. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: Editora Universitária da PUCRS, 2019. p. 11-27.
O’DOWD, R. Telecollaboration and CALL. In: THOMAS, M.; REINDERS, H.; WARSCHAUER, M. (eds.). Contemporary Computer-assisted Language Learning. London: Bloomsbury Academic, 2013a. p. 123-141.
O’DOWD, R. Telecollaborative networks in University Higher Education: overcoming barriers to integration. The Internet and Higher Education, v. 18, p. 47-53, 2013b.
O’DOWD, R. A transnational model of virtual exchange for global citizenship education. Language Teaching, v. 53, n. 4, p. 1-14, 2019.
O’DOWD, R. Virtual exchange: moving forward into the next decade. Computer Assisted Language Learning, v. 34, n. 3, p. 1-17, 2021.
PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2002.
PHIPPS, A.; GONZALES, M. Modern languages: learning and teaching in an intercultural field. London: Sage, 2004.
ROBIN, B. R. Digital Storytelling: a powerful technology tool for the 21st century classroom. Theory into Practice, London: Taylor and Francis Group, v. 47, n. 3, p. 220-228,2008.
ROBIN, B. R. The Power of Digital Storytelling to Support Teaching and Learning. Digital Education Review, v. 30, p. 17-29, 2016.
STALLIVIERI, L. Internacionalização e Intercâmbio: Dimensões e Perspectivas. Curitiba: Editora Appris, 2017.
TREVISOL, J. R. Investigating L2 learners’ oral production and perception of a task cycle using digital storytelling: a case for technology-mediated TBLT. 2019. 343 f. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
TUMOLO, C. H. S. Histórias digitais como recurso para ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Estudos Anglo-Americanos, v. 43, p. 101-117, 2015.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKY, L. S. The Genesis of Higher Mental Functions. In: WERTSCH, J. V. (ed.), The Concept of Activity in Soviet Psychology. Armonk: Sharpe, p. 144-188, 1981.
VYGOTSKY, L. S. Thought and language. Cambridge: MIT Press, 1986.
WARSCHAUER, M. Telecollaboration in foreign language learning. Second Language Teaching and Curriculum Center. Manoa: University of Hawai’I, 1996.
WOOD, D.; BRUNER, J.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Child Psychiatry, v. 17, p. 89-100, 1976.

Downloads

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Schaefer, R. (2022). Contação de histórias digitais no contexto da internacionalização: pela aprendizagem de inglês. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 24(2), 1–19. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14857

Edição

Seção

Língua e Linguística