educatIonandsocIaLInvIsIbILItyIndumproom, by caroLIna MarIade Jesus

Authors

  • Simome Cabral Marinho dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0001-8338-8482
  • Nadia Farias Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Bruna Karine de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Abstract

This paper aims to reflect on the work Dump room: diary of a slum, by Carolina Maria de Jesus. We analyze Carolina’s profile as a writer, slum dweller, gleaner of paper and black women. In this work, written in diary form, the protagonist tells her life, the role of education and writing in the deconstruction of socially invisible subject condition. This is a complaint of narrative to the precarious conditions of slum life and expression of Carolina’ struggle for recognition as a writer in search of overcoming their condition of subject socially invisible.

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Author Biographies

Simome Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Foi Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão. Coordena projetos de extensão e de pesquisa na UERN em parceria com organizações não-governamentais. Atualmente é docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, meio rural, gestão territorial, educação em direitos humanos, sucesso escolar, políticas públicas e extensão universitária.

Nadia Farias Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Pedagoga, especialista em Tecnologia Educacional e em Educação de Jovens e adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, professora substituta na Unoversidade do Estado da Paraíba (UEPB), mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/CAMEAM/Pau dos Ferros-RN), Supervisora Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Auzanir Lacerda.

Bruna Karine de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Pedagogia pela univeridade do Estado do rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM)

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Published

2017-02-21

How to Cite

Marinho dos Santos, S. C., Santos, N. F., & de Oliveira, B. K. (2017). educatIonandsocIaLInvIsIbILItyIndumproom, by caroLIna MarIade Jesus. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 18(3), 41–52. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/9814