Timor-Leste em português: metalinguagem e poética da resistência
Keywords:
Timor Leste, Metalinguagem, Língua Portuguesa, Oralidade, ResistênciaAbstract
Este artigo propõe uma análise da formação da identidade timorense a partir da língua portuguesa enquanto metalinguagem de resistência. Considerando o contexto histórico de colonização, ocupação indonésia e independência, explora-se como o português, em diálogo com o tétum e as línguas locais, se transforma em território simbólico de memória e afirmação. A partir da oralidade, dos mitos fundadores e da produção poética de autores como Xanana Gusmão, Luís Cardoso e Maria Ângela Carrascalão, evidencia-se uma poética da resistência onde a linguagem é ritual de sobrevivência e reconfiguração. A abordagem articula metalinguística, literatura e política linguística para refletir sobre a língua como gesto poético de pertencimento.
Downloads
References
BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Luiz J. C. Barbosa. Campinas: Pontes, 2005.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BRITO, R. H. P. de. Língua portuguesa em Timor-Leste: resistência, identidade e poder. Agália: Revista de Cultura e Ciências Sociais, [s. l.], n. 112, p. 81-98, 2011.
BRITO, R. H. P. de; BUENO, A. M. Ensinar português em Timor-Leste: relatos e reflexões. Confluência, Rio de Janeiro, n. 62, p. 150-173, jan./jun. 2022.
BRITO, R. H. P. de; MARTINS, M. de L. Moçambique e Timor-Leste: onde também se fala o português. In: CONGRESSO IBÉRICO DE CIêNCIAS DA COMUNICAçãO, 2004, Covilhã. Anais [...]. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2004. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/ 30016. Acesso em: 19 maio 2025.
CABRAL, E. B. Línguas e políticas linguísticas em Timor-Leste: entre a ideologia da língua e a realidade do uso. In: LIMA, A. C.; FARACO, C. A. (org.). Linguagem e poder: discursos, identidades, políticas. Curitiba: Appris, 2014. p. 139-160.
CARDOSO, L. Crónica de uma travessia: a época do Ai-Dik-Funam. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
CARRASCALãO, M. Â. As lágrimas de uma mãe. Lisboa: Colibri, 2002. CAVARERO, A. Olha-me e narra-me: filosofia da narração. Tradução Milena Vargas. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2025.
CORTE-REAL, B. de A.; BRITO, R. H. P. de. Aspectos da política linguística de Timor-Leste: desvendando contracorrentes. In: MARTINS, M. de L.; SOUSA, H. (org.). Comunicação e lusofonia. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2006. p. 123-131. Disponível em: https:// repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30016. Acesso em: 19 maio 2025.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra Neto et al. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 1.
GARCIA, R. Z.; MAGALHãES, C. Literatura e formação: sujeitos leitores em tempos de mudança. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013. GUSMãO, X. Mar meu. Lisboa: Público, 1998.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. Tradução José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1969.
ORLANDI, E. P. Discurso e identidade. São Paulo: Cortez, 2002.
RICOEUR, P. A metáfora viva. Tradução Mario Ferreira. São Paulo: Loyola, 2005.
SILVA, K. da. A linguagem da nação em Timor-Leste: língua, identidade e política. Mana, v. 13, n. 2, p. 307-336, 2007.
STRAUMANN, R. N. Educação e multilinguismo em Timor-Leste: uma experiência de formação de professores em língua portuguesa. In: LIMA, S. R. de. Português em contextos multilíngues. São Paulo: Parábola, 2012. p. 107-128.
ZUMTHOR, P. A letra e a voz: a literatura medieval. Tradução Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Edusp, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Camila Concato

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The originals accepted and published become property of Mackenzie Presbyterian University, being forbidden their total or partial reproduction without permission of the Editorial Board, except for study and research.

