Aplicativo "Ciência e Literatura":

APP “SCIENCE AND LITERATURE”: LITERARY READING, INTERPRETATION AND INVESTIGATIVE INTERACTIONS

Authors

Keywords:

App , Educational Product, Scientific and Technological Literacy (STL)

Abstract

This research, of a qualitative and bibliographic nature, details the theoretical basis of the application for cell phones “Science and Literature”, an educational product that seeks, through investigative and interactive activities based on various literary excerpts, to cooperate towards Scientific and Technological Literacy (STL), using the STS (Science, Technology and Society) approach to issues of understanding and the Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) as a teaching method, both also addressed here.

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Author Biographies

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Leciono atualmente nos ensinos superior, médio, fundamental I e II e em cursos livres de idiomas, com experiência também em tutoria EAD e educação infantil. Proponho e valorizo a intersecção entre diferentes áreas do saber para a obtenção de uma base sólida de fundamentação teórica e reflexão crítica - em suma, uma formação voltada para o clássico. Das áreas de Letras, Filosofia e Teologia, desenvolvo pesquisas acerca da intertextualidade das grandes narrativas da literatura universal com a Bíblia Sagrada, da leitura comparada, do uso da Literatura como instrumento para o ensino de língua estrangeira e da produção de texto em nível médio, sempre interessado nas bases filosóficas que efetiva ou pretensamente sustentam as práticas em sala de aula. Possuo certificado internacional de proficiência em inglês - FCE (Cambridge English First), nível C1 - Avançado. 

Alessandra Dutra, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Alessandra Dutra possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa, Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Letramento e Multiletramentos. Professora permanente dos Programas de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN/Londrina e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR/Ponta Grossa. É bolsista de produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária.

Awdry Feisser Miquelin, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possuo graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Fui professor QPM do Estado do Paraná de 2003 - 2009. Atualmente sou Professor Associado II no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado, Fui Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e sou Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalho em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências e mediação de tecnologia na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Coordeno o Grupo de Pesquisas Em Arte, Ciência e Tecnologia: GPACT.

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Published

2025-03-14

How to Cite

Antonelli Molina Benites, F. B., Dutra, A., & Feisser Miquelin, A. (2025). Aplicativo "Ciência e Literatura":: APP “SCIENCE AND LITERATURE”: LITERARY READING, INTERPRETATION AND INVESTIGATIVE INTERACTIONS. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(3). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17221

Issue

Section

Dossiê Temático - Do papel ao digital: práticas de leitura literária