Sopros necessários para a vida: notas sobre o projeto de leitura literária “Conversas”
Keywords:
Shared reading, Literary text, Secondary school, Reading circlesAbstract
O objetivo deste artigo é investigar aspectos do projeto de leitura “Conversas Literárias” desenvolvido com estudantes matriculados no Ensino Médio, em escola pública. É um recorte de tese sobre círculos de leitura, tendo a pesquisa narrativa (Clandinin; Connelly, 2015) como orientação metodológica. Como resultado, apontam-se laços afetivos criados entre participantes a partir do texto literário. Questões sociais e psicológicas com base no conflito do conto se manifestam, privilegiando situações em que alteridade e empatia, problematização da organização social, ampliação ou início de um profundo autoconhecimento estão presentes.
Downloads
References
ALVES, K. F.; RAMOS, F. B. Ensino de estratégias de leitura literária no ensino médio: possibilidade para formação de leitores. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 26, n. 3, p. 322-340, 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma. br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12776. Acesso em: 12 jan. 2024.
AMARILHA, Marly. Educação para a sensibilidade: a leitura multimodal do poema e do livro de poesia para a infância. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 41, n. 27, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4005. Acesso em: 12 jan. 2024.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1989.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Duas cidades/ ouro sobre azul. 4. ed. São Paulo: Rio de Janeiro, 2004.
CLANDININ, D. Jean.; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Trad. Grupo pesquisa narrativa e educação de professores. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
DEWEY, John. Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. Antares: Letras e Humanidades | vol.6 | n°11 | jan-jun 2014. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2565/1669 Acesso em 12. fev. 2023.
LARROSA, Jorge. Literatura, Experiencia y formación. In: La experiencia de la lectura: Estudios sobre Literatura y formación. México, Fondo de Cultura Económica, 2003.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PETIT, Michèle. Lecturas: del espacio íntimo al espacio público. Trad. Miguel Paleo, Malou Paleo. México: Fondo de Cultura Económica, 2001.
POLESSO, Natalia Borges. Flor, flores e ferro retorcido. In.: POLESSO, Natalia Borges. Amora. Não Editora, Porto Alegre: 2015.
RAMOS, Flávia Brocchetto. A literatura no desenvolvimento da criança. In: OLOMI, Alba; PERKOSKI, Norberto. Leitura e cognição: uma abordagem transdisciplinar. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005.
RAMOS, Flávia Brocchetto; DALPIAZ TROIAN, Aline. Identidades leitoras de estudantes no percurso do Ensino Médio. Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–15, 2022. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15067. Acesso em 12 jan. 2023.
RSTU (Tese de Doutorado) - AAAA, 2023.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
YUNES, Eliana. Um ensaio para pensar a leitura. Verbo de Minas. Juiz de Fora, v. 14, n. 23. p. 5- 18, jan./jul. 2013.
YUNES, Eliana. Leituras compartilhadas, leitores múltiplos. Percursos Linguísticos, v. 8, p. 130- 141, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Flávia Brocchetto Ramos, Aline Dalpiaz Troian

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The originals accepted and published become property of Mackenzie Presbyterian University, being forbidden their total or partial reproduction without permission of the Editorial Board, except for study and research.

