A critical-methodological proposal for the analysis of Brazilian digital literature.

Authors

Keywords:

Brazilian digital literature, description, literary system, Odiolândia, medium

Abstract

This article proposes a critical-methodological approach to the analysis of Brazilian digital literature, drawing upon reflections about the description by Néstor García Canclini, medium by Régis Debray, and literary system by Itamar Even-Zohar. As an analytical essay, it develops a critical reading of Odiolândia, by Giselle Beiguelman, aiming to highlight how these three theoreticalcritical axes intersect and how this can contribute to the analysis of other works of digital literature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rejane Rocha, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Estudos Literários pela mesma instituição Atua desde 2008 na Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Letras (área de Literaturas de Língua Portuguesa) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Vincula-se às linhas de pesquisa "Literatura, linguagens e meios" e "Literatura, História, Cultura e Sociedade". Coordena o Observatório da Literatura Digital Brasileira (CNPq) e gerencia a a atualização e manutenção do arquivo ATLAS da Literatura Digital Brasileira. 

References

AARSETH, Espen J. Cybertext: perspectives on ergodic literature. Batimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

BEIGUELMAN, Giselle. Museu das perdas para nuvens de esquecimento. In: FILE FESTIVAL. O que Arquivar? / What to archive? - Legendado / Subtitled. [s.l.: s.n.], 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4LCQXsssdqI>. Acesso em: 15 set. 2023.

BOLOGNIN, Renan Augusto Ferreira. Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204696>. Acesso em: 18 set. 2023.

CANCLINI, Néstor García. O mundo inteiro como lugar estranho. São Paulo: EDUSP, 2016.

CHARTIER, Roger. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Carlos: EDUFSCar, 2012.

CLEGER, Osvaldo. Del caligrama al poema flash: la poesía visual se muda a internet. In: CORREA-DÍAZ, Luis; WEINTRAUB, Scott (Orgs.). Poesía y poéticas digitales/electrónicas/tecnos/new-media en America Latina. Bogotá: Universidad Central, 2016.

DAMACENO, Livia; FERREIRA, Ana Elisa, S. C da S.; SALGADO, Luciana S.. Me(i)diologia? Pensando o conceito de médium de Régis

Debray e algumas traduções para o português brasileiro (capítulo 1). In: SILVA, Eufrida Pereira; TOPAN, Juliana de Souza; MARTINS (Eds.). Educação, literatura e linguagem em diálogo. São Paulo: Gênio Criador, 2021.

DÉBRAY, Régis. Curso de midiologia geral. Petrópolis: Vozes, 1993.

DÉBRAY, Régis. Transmitir: o segredo e a força das ideias. Petrópolis: Vozes, 2000.

EVEN-ZOHAR ITAMAR. Polisistemas de cultura: un libro provisório. Telaviv: Universidade de Telaviv, 2017. Disponível em: <https://www.tau.ac.il/~itamarez/works/papers/trabajos/polisistemas_de_cultura2007.pdf>.

FLUSSER, Vilén. Quando as palavras falham. Datiloscrito. Disponível em: http://flusserbrasil.com/artigos.html, Acesso em 6 fev. 2023.

GARRAMUÑO, Florença. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

HAYLES, Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. 1. ed. Passo Fundo: UPF Editora, 2009.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Gávea, Trad. Elisabeth Carbone Baez,

n.1, n.v., p. 129-137, 1984. Disponível em:

http://monoskop.org/images/b/bc/Krauss_Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_campo_amp

liado.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. SOPRO 20: panfleto político-cultural, 2010. Disponível em: <http://culturaebarbarie.org/sopro/n20.pdf>.

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

MALHADO, Rafael de Brito. Quando as imagens também falham: os arquivos audiovisuais como concepção da história a partir da obra Odiolândia. INSÓLITA - Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, v. 1, n. 2, p. 65–79, 2021.

MORA, Vicente. Luís. La escritura a la intempérie: metamorfosis de la experiencia literaria y la lectura en la cultura digital. León: Universidad de León, 2021.

SALGADO, Luciana. Salazar. A dimensão algorítmica dos discursos ou como a língua se textualiza nos mídiuns digitais. In: ABREU, L. S. A.-T. T. S. G. E A. DE (Ed.). Pesquisas em Linguagem: Diálogos com Contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

SALGADO, Luciana Salazar. Autoria. In: ANA ELISA RIBEIRO, Cleber Araujo Cabral (Org.). Tarefas da Edição: pequena mediapédia. Belo Horizonte: LED/Impressões de Minas, 2020, p. 40–44. Disponível em: <http://www.letras.bh.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/193/2019/10/Tarefas-da-Edic%CC%A7a%CC%83o-arquivo-digital-07-10-20.pdf>.

LEV MANOVICH. A visualização de dados como uma nova abstração anti-sublime. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais eba • UFRJ, 2004.

MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. Barcelona: Paidós, 2005.

ROCHA, Rejane. Fora da estante: questões de arquivo e de preservação da literatura digital. Nueva Revista del Pacífico, v. 0, n. 74, p. 290–309, 31 jul. 2021.

ROCHA, Rejane. A memória literária: arquivo em tempos de bases de dados. Universum (Talca. En línea), v. 38, n. 1, p. 121–133, 15 jun. 2023.

Published

2024-02-26

How to Cite

Rocha, R. (2024). A critical-methodological proposal for the analysis of Brazilian digital literature. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–17. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16557

Issue

Section

Dossiê – Literatura Digital