Impacts of digitalization on the author’s role and methods of access to literary texts.

Authors

Keywords:

Digital literature., Materiality of literature., Literature and new medias., Author’s role., Authorship in digital media.

Abstract

This essay proposes some reflections about changes in the author’s role and the ways of consuming culture based on considerations about the technological changes that have affected the materialization of literary texts since the creation of the mobile press in Western Europe and especially since the 1990s, when the popularization of personal computers and internet access led to unprecedented challenges for authors and readers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andréa Catrópa, Universidade Anhembi Morumbi

Professora na área de Teoria, História e Crítica do Design, no PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi. Realizou pesquisa de pós-doutorado (PPGDesign - UAM) voltada à investigação da literatura digital e suas interfaces com o design, a arte e a tecnologia. Atualmente realiza pesquisa sobre os impactos da digitalização no mercado editorial junto ao Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, oferecido pelo Itaú Cultural em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Doutora (bolsista CNPq) e Mestre (bolsista Fapesp) em Teoria Literária pela FFLCH-USP. Na área de produção artística e cultural, recebeu duas vezes o prêmio Rumos, do Itaú Cultural: em 2004, na categoria Audioficções; e em 2007, na categoria Crítica Literária. Dirigiu e atuou como entrevistadora na série de vinte e quatro programas de rádio Ondas Literárias, premiada pela Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo (PAC), e que foi ao ar de março a agosto de 2008, pela Rádio Cultura Brasil. Como autora, foi contemplada pelo Edital de Publicação de Livros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2017) e pelo PROAC - Criação Literária (2012). Publicou o romance Homens adoram mulheres perfeitas (Editora Patuá: 2019), o livro de contos Sem Sistema (Editora Patuá: 2017) e o volume de poemas Mergulho às avessas (Lumme Editor: 2008), além de participar de diversas coletâneas nacionais e internacionais. 

References

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. Trad. Gabriel V. Silva. Porto Alegre: L&PM, 2014.

BERNARDINI, Aurora. Iúri Tyniánov e a palavra poética: a poesia no âmbito do Formalismo Russo. RUS, Vol. 11, Nº 16, 2020, pp.82-97.

BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven e POYNOR, Rick. Textos clássicos do design gráfico. Trad. Fernando Santos. São Paulo : Martins Fontes, 2019.

BOLTER, Jay David. Writing space: Computers, hypertext, and the remediation of print. London/ New Jersey: LEA Publishers, 2001.

CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo e PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta – textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia, Ateliê Editorial, 2006.

CHARTIER, Roger. O que é um autor – Revisão de uma genealogia. Trad. Luzmara Curcino e Carlos Eduardo Bezerra. São Paulo: EDUFSCar, 2014.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Editora UNESP, 2014 b.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro – do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo Carmelo C. de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial/ Editora UNESP, 1998.

FLORES, Leonardo. Literatura Eletrônica de Terceira Geração. Trad. Andréa Catrópa da Silva. DAT Journal, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 355-371, 15 mar. 2021.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês A. D. Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Uma epidemia de traduções - Walter Benjamin na era da reprodutibilidade técnica. Folha de São Paulo, São Paulo, 07/10/2012. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/70489-uma-epidemia-de-traducoes.shtml >. Acesso em 30/06/2023.

GOLDSMITH, Kenneth (org.). Against expression: an anthology of conceptual writing. Evanston: Northwestern University Press, 2011.

HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue - Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, D. J; KUNZRU, K. Antropologia do ciborgue - As vertigens do pós-humano. Trad. Tadeu Tomaz. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, pp.33-118.

HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica: Novos horizontes para a literatura. Trad. Luciana Lhullier e Ricardo M. Buchweitz. São Paulo/ Passo Fundo: Global/UFP Editora Universitária, 2009.

KEMP, Simon. Digital 2021: Global Overview Report. 2021.Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-digital-overview. Acesso em 04/07/2023.

PATINO, Bruno. A civilização do peixe-vermelho. Trad. Tiago Marques. Lisboa: Gradiva, 2019.

AUTORA. Literatura e imagem – fantasmas do futuro. In: PIVETTA, Rejane; CAIMI, Claudia Luiza e BRITO JÚNIOR, Antonio Barros de. Literatura, imagem, mídia. Porto Alegre: Class, 2021, pp. 69-83.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital : os desafios da leitura na nossa era. Trad. Rodolfo Ilari, Mayumi Ilari. São Paulo :Contexto, 2019.

Published

2024-02-26

How to Cite

Catrópa, A. (2024). Impacts of digitalization on the author’s role and methods of access to literary texts. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–12. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16447

Issue

Section

Dossiê – Literatura Digital