Literary reading of the Bible

A project

Authors

  • João Leonel Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP
  • Anderson de Oliveira Lima Universidade de São Paulo - Professor Colaborador
  • Cristhiano Motta Aguiar Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Comunicação e Letras Pós-Graduação em Letras
  • Jonathan Luís Hack Universidade Presbiteriana Mackenzie Graduação em Teologia

Abstract

This paper presents the research project “Literary analysis of narratives: new methodologies for teaching biblical interpretation”, as well as its results. This project was developed during 2018 with funding from the Fundo MackPesquisa, applying principles of literary theory to the interpretation of narrative texts of the Bible. In 2021 a book will be published with chapters written by members of the group and guests from national and international colleges.
Keywords: Literature. Narrative. Bible. Interpretation. Reading.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Leonel, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP

Centro de Comunicação e Letras

Pós-Graduação em Letras

Anderson de Oliveira Lima, Universidade de São Paulo - Professor Colaborador

Pesquisador e professor de literatura religiosa. É doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2014), doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), especialista em Bíblia (Lato Sensu em Tradição Profética) pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e bacharel em Música Erudita pela Universidade Cruzeiro do Sul (1999). Possui licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e pós-doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018). Atualmente realiza pesquisa no pós-doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo.

Cristhiano Motta Aguiar, Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Comunicação e Letras Pós-Graduação em Letras

Professor colaborador do programa de Pós-Graduação em Letras Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor dos cursos de Letras e Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do curso de Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2012, foi pesquisador visitante no departamento de Spanish and Portuguese da University of California, Berkeley, através de uma bolsa de doutorado-sanduíche CAPES. Em 2013, participou como escritor-residente do British Centre for Literary Translation, na University of East Anglia, em 2013. Atualmente, é membro da Comissão para Promoção de Conteúdos em Língua Portuguesa (Câmara Brasileira do Livro) e está vinculado aos seguintes projetos de pesquisa: "Romance brasileiro contemporâneo" e "Análise literária de narrativas: novas metodologias para o ensino da interpretação bíblica". Em 2017, publicou o livro "Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução" (Editora Mackenzie) e em 2018 o livro de contos "Na outra margem, o Leviatã" (Editora Lote 42). Interesses principais de pesquisa: a) Narrativas contemporâneas; b) Narrativas de Fantasia e Ficção Científica; c) Relações intertextuais entre Literatura e Bíblia; d) Crítica Literária; e) Poesia Narrativa e Epopeias Modernas e Contemporâneas

Jonathan Luís Hack, Universidade Presbiteriana Mackenzie Graduação em Teologia

Professor do curso de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Letras (Mackenzie, 2017), Mestre em Estudos Teológicos (Calvin Theological Seminary, 2008). Tradutor. Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. 

Published

2020-11-10

How to Cite

Leonel, J., Lima, A. de O., Aguiar, C. M., & Hack, J. L. (2020). Literary reading of the Bible: A project. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 22(3), 1–16. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/12480