Educação e invisibilidade social na obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

Autores

  • Simome Cabral Marinho dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0001-8338-8482
  • Nadia Farias Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Bruna Karine de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Analisa-se o perfil de Carolina en-quanto escritora, moradora de favela, catadora de papel e mulher negra. Nessa obra, escrita em forma de diário, a protagonista relata sua vida e o papel da educação e da escrita na desconstrução da condição de sujeito socialmente invisível. Trata-se de uma narrativa de denúncia às condições precárias da vida na favela e de expressão da luta de Carolina por reconhecimento como escrito-ra em busca de superação da sua condição de sujeito socialmente invisível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simome Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Foi Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão. Coordena projetos de extensão e de pesquisa na UERN em parceria com organizações não-governamentais. Atualmente é docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, meio rural, gestão territorial, educação em direitos humanos, sucesso escolar, políticas públicas e extensão universitária.

Nadia Farias Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Pedagoga, especialista em Tecnologia Educacional e em Educação de Jovens e adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, professora substituta na Unoversidade do Estado da Paraíba (UEPB), mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/CAMEAM/Pau dos Ferros-RN), Supervisora Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Auzanir Lacerda.

Bruna Karine de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Pedagogia pela univeridade do Estado do rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM)

Referências

ALVES, M. A literatura negra feminina no Brasil – pensando a existência. Revis-ta da ABPN, v. 1, n. 3, p. 181-189, nov. 2010/fev. 2011.

ARFUCH, L.El espacio biografico: dilemas de la subjetividad contemporánea.Buenos Aires: Fondo de Cultura, 2002.

BARCELLOS, S. da S. (Org.). Vida por escrito: guia do acervo de Carolina Maria de Jesus. Sacramento: Bertolucci Editora, 2015.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

EVARISTO, C. Gênero e etnia: uma escre (vivência) de dupla face. In: MOREIRA, N. de B.; SCHNEIDER, L. (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Ideia, 2005. p. 201-212.

FERNANDEZ, R. A. Manuscritos inacabados: folhas esparsas em narrativas de gênese ou experimentos de uma obra. In: BARCELLOS, S. da S. (Org.). Vida por escrito: guia do acervo de Carolina Maria de Jesus. Sacramento: Bertolucci Edi-tora, 2015. p. 316-328.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

HENRIQUE, M. C. H.; SULIMAN, S. da S. Diário íntimo: fonte de pesquisa e instrumento pedagógico. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 27-44, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/ar-ticle/viewFile/2175-7917.2012v17n2p27/23259>. Acesso em: 15 jun. 2016.

JESUS, C. M. de. Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1961.JESUS, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Áti-ca,1993.

LARROSA, J. La experiência de la leitura: estudos sobre literatura e formación. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2003.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MALUF, M. Ruídos da memória. São Paulo: Siciliano, 1995.

MIRANDA, F. R. de. A experiência literária marginal em três atos: o “maldito” dos anos 70, o “periférico” contemporâneo e a outsider Carolina Maria de Jesus. Estação Literária, Londrina, v. 12, p. 332-342, jan. 2014.

RIBEIRO, M. L. de O. História da educação brasileira: a organização escolar. 18. ed. Campinas: Editores Associados, 2003. (Coleção Memória da Educação).

ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

SANTOS, S. C. M. dos. Nas veredas por reconhecimento social: o papel da edu-cação na desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo. 2012. 264 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional, Cultura e Representações)–Uni-versidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SOUSA, G. H. P. de. Carolina Maria de Jesus: escrita íntima e narrativa de vida. In: BASTOS, H. J. de M.; ARAÚJO, A. F. B. (Org.). Teoria e prática da crítica li-terária dialética. Brasília: Editora da UnB, 2011.

VIANA, M. J. M. Do sertão à vitrine: memórias de mulheres. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.

Downloads

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Marinho dos Santos, S. C., Santos, N. F., & de Oliveira, B. K. (2017). Educação e invisibilidade social na obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 18(3), 41–52. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/9814

Edição

Seção

Dossiê