Explorando o espaço lusófono por meio de "As mãos dos pretos", de Luís Bernardo Honwana

Autores

Palavras-chave:

espaço lusófono; literatura africana; práticas docentes.

Resumo

Atendendo às diretrizes legais e a fim de amenizar os distanciamentos entre países lusófonos como Brasil e Moçambique, apresenta-se neste estudo uma abordagem de leitura e reflexão a partir do conto “As mãos dos pretos”, de Honwana (2009), em que a linguagem literária se ajusta à oralidade e à tradição, permitindo ao escritor africano ressaltar elementos que expressam características do seu povo e de sua identidade. Objetiva-se oferecer a professores de educação básica não só caminhos para reflexão e conceituação do espaço lusófono, como estratégias de análise e aproximação do estudante brasileiro com o texto moçambicano arraigado com todos os valores que ele transporta.

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Biografia do Autor

Liliane Barros Delorenzi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda e Mestre em Letras na área de Educação e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Especialista em Docência do Ensino Superior (2004) pela Universidade Iguaçu. Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2005). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie.

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Publicado

2025-11-12

Como Citar

Delorenzi, L. B., & Valcanover, C. A. (2025). Explorando o espaço lusófono por meio de "As mãos dos pretos", de Luís Bernardo Honwana. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 27(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17381

Edição

Seção

Dossiê Temático - Territórios do português: variação, literatura e experiências de leitura