O Legado de Mônica Cavalcante para a linguística textual brasileira

Autores

Palavras-chave:

Texto, Coerência, Contexto, Linguística textual, Ensino de língua portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as linhas gerais da proposta teórico-metodológica de Mônica Cavalcante para a linguística textual, com foco na coerência em contexto. A apresentação destaca quatro fatores definidores das relações contextuais: discurso, argumentação, contrato comunicativo e tecnodiscursividade. O modo como tais elementos se imbricam é ilustrado por meio de uma análise sobre um vídeo postado em redes sociais. Além disso, mostra-se, também, o impacto das ideias da autora nas relações entre linguística textual e ensino de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Mestre (2006) e doutor (2011) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com estágio pós-doutoral na mesma instituição (2023). Professor adjunto K do Curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (2016 em diante). Membro do Grupo Protexto. Produtor de material didático para o ensino fundamental e o ensino médio. Experiência nas áreas de Linguística Textual, ensino-aprendizagem de língua portuguesa e formação de professores.

Vanda Maria Elias, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Guarulhos/SP

Realizou estudos de pós-doutorado na UNICAMP (2002) e na UFC (2016). Atualmente, realiza estudos de pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal. Fez Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa pela PUCSP (2000). É professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com atuação na linha de pesquisa “Linguagem em novos contextos”. É membro do GT da ANPOLL “Linguística de Texto e Análise da Conversação” e vice-coordenadora da Comissão de Linguística Textual da ABRALIN. Desenvolve pesquisas em Linguística Textual e é líder do grupo de pesquisa “Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa” (THELPO – CNPq / UNIFESP).

Referências

ADAM, Jean-Michel. Les textes: types et prototypes. Paris: Naham, 1992.

ADAM, Jean-Michel. Textos, tipos e protótipos. Tradução Mônica Magalhães Cavalcante et al. São Paulo: Contexto, 2019.

AMOSSY, Ruth. Argumentação e análise do discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, nov. 2011.

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Tradução Eduardo Lopes Piris et al. São Paulo: Contexto, 2018.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BEAUGRANDE, Robert-Alain; DRESSLER, Wolfgang. Introduction to text linguistics. Londres e Nova York: Longman, 1981.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes Editores, 2006.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Expressões indiciais em contextos de uso: por uma caracterização dos dêiticos discursivos. 205p. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Expressões referenciais – uma proposta classificatória. Caderno de estudos linguísticos. Campinas, n. 44, p. 105-118, jan/jun 2003.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Mônica Magalhães Cavalcante. In: CAPISTRANO JÚNIOR, Rivaldo; ELIAS, Vanda Maria (Org.). O que é o que faz a linguística textual. Coleção “O que é e o que se faz”. v. 1 Natal: EDUFRN, 2023, p. 168-192.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO Filho, Valdinar; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva. O ensino em textos de incitação à ação: um olhar argumentativo. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 121-136, 2020.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva; CUSTÓDIO Filho, Valdinar. Interatividade e ciberviolência – o ensino de tecnotextos. In: ELIAS, Vanda Maria; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; SOARES, Andréa Pisan (Org.). O descritivo e outros temas: uma homenagem a Sueli Cristina Marquesi. Campinas: Pontes Editores, 2023, p. 87-101.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; et al. Desafios da linguística textual no Brasil. Intersecções, Jundiaí, v. 18, n. 1, p. 7-25, fev. 2016.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. (Con)textos Linguísticos. Vitória, v. 13, n. 25, p. 25-39, 2019.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva; et al. Linguística textual e argumentação. Campinas: Pontes, 2020.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva; et al. Linguística textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes, 2022.

CHARAUDEAU, Patrick. O contrato de comunicação na sala de aula. Tradução Cristian Nicolas Gouraud. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 1-14, jan./jun. 2012.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

CUSTÓDIO Filho, Valdinar. Expressões referenciais em textos escolares: a questão da (in)adequação. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Linguística) - Universidade Federal do Ceará.

HANKS, William F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. In: BENTES, Anna Christina; REZENDE, Renato C.; MACHADO, Marco Antônio Rosa. (Org.). São Paulo: Cortez, 2008.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MUNIZ-LIMA, Isabel. Modos de interação em contexto digital. 2022. 179f. (Doutorado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, 2022.

OLIVEIRA, Flávia Cristina Cândido. Um estudo sobre a caracterização do gênero redação do Enem. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Linguística) - Universidade Federal do Ceará.

PAVEAU, Marie-Anne. Realidade e discursividade: outras dimensões para a teoria do discurso. Tradução Jéssica Oliveira Fernandes e Rafael Lima de Oliveira. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva (Org.). Texto, discurso e argumentação: traduções. Campinas, Pontes, 2020, p. 15-40.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. COSTA, Julia Lourenço; BARONAS, Roberto Leiser (Org.). Campinas: Pontes Editores, 2021.

RABATEL, Alain. Homo narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa. v. 1: pontos de vista e lógica da narração – teoria e análise. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2016.

SÁ, Kleiane Bezerra. Coerência e articulação tópica: uma análise a partir de redações do Enem. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Linguística) - Universidade Federal do Ceará.

TEIXEIRA, Jeannie Fontes. Estratégias de referenciação em textos multimodais: contribuições da imagem na construção referencial do infográfico. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Custódio Filho, V., & Elias, V. M. (2024). O Legado de Mônica Cavalcante para a linguística textual brasileira. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(2), 1–17. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17163

Edição

Seção

Dossiê Temático - Abordagens teórico-analíticas do texto