Educação na contemporaneidade

Apropriar-se de uma herança e transformar a sociedade

Autores

Palavras-chave:

Finalidade Educativa da Escola;, Visão de ser humano, História da Educação e Sociedade

Resumo

O artigo reflete sobre a ideia de uma nova escola para o novo século, ou um outro professor para um novo ser humano. A pergunta que move a investigação é: o que deveria ser perene na escola e o que deveria ser ajustado? Em uma abordagem bibliográfica e hermenêutica, constrói-se um argumento que parte da história da educação, analisando princípios educacionais e curriculares, e da valorização do papel que exercem a educação escolar e os professores na formação humana. Conclui-se que o novo ser humano é constante em cada momento histórico e que necessita se apropriar de conceitos historicamente acumulados, em permanente interação com as utopias.

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Biografia do Autor

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Educadora, formada PUC/SP. Mestre e Doutora em Educação:Psicologia da Educação. Coordenadora pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino e professora no curso de Pedagogia do CCH/ Mackenzie.

Marcelo M. Bueno, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marcelo Martins Bueno, Doutor e Mestre em Filosofia Política pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado em Filosofia e em Pedagogia. Professor Titular do Corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) e Membro do Núcleo de Estudos Avançados (NEA) ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou, na Universidade Mackenzie, como Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Diretor e Vice-Diretor de Unidade Acadêmica (FFLE, CCH e CEFT) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC). Atuou, ainda, como Coordenador e Chefe de Departamento do Curso de Graduação em Filosofia e Membro da Comissão Especial do Concurso Vestibular. Foi Professor nos Cursos de Administração, Comércio Exterior, Jornalismo, Letras, Filosofia, Pedagogia e Ensino Médio. Na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, foi professor concursado e coordenador. Foi bolsista Capes do PIBID como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais e como Coordenador Institucional. É integrante desde 2004 do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética. Membro eleito da Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética de São Paulo ? SBB/SP (2017-2020 e 2021-2023). Membro da Rede Bioética Brasil ? RBB (desde 2017). Membro do corpo editorial da editora LiberArs (ISBN 978-85-64783-76-8) e da Revista Eletrônica Ciências e Humanidades Primus Vitam (ISSN 2236-7799-6). Avaliador de curso do Conselho Estadual da Educação de São Paulo ? CEE/SP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia, História da Cultura, Filosofia Política, Ética, Bioética e Filosofia da Educação

Eduardo C. Abrunhosa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em História Moderna, Contemporânea e da América pela Universidade de Salamanca - Espanha, Doutor e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), Especialista em Gestão de Projetos e Gestão Pública, graduado em Teologia e História, com larga experiência na administração pública, em gestão educacional do ensino superior e na gestão de projetos voltados para o desenvolvimento e implantação de Políticas Públicas. Desempenhou funções nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), sendo responsável sobretudo pelo planejamento e implantação de projetos intersetoriais com financiamento de fundos e recursos nacionais e internacionais; na gestão educacional universitária exerceu por 8 anos função de Coordenador de Planejamento e Logística Acadêmica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo o responsável pelo planejamento e monitoramento da execução orçamentária, pelo monitoramento da infraestrutura acadêmica e suas adequações para o desenvolvimento das atividades, além de responder pela organização logística da Universidade. Atualmente Coordena o Centro Histórico e Cultural Mackenzie, leciona nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e na Pós-graduação de Educação e Docência no Ensino Superior, além, de ser o responsável pela área de Expansão do Instituto Presbiteriano Mackenzie. É Membro Delegado da Cátedra UNESCO - UNITWIN: A CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA e coordena o eixo de trabalho da Cátedra na UPM.

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

Moreira da Silva Vieira, M. ., Martins Bueno, M., & Castedo Abrunhosa, E. (2025). Educação na contemporaneidade : Apropriar-se de uma herança e transformar a sociedade. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 27(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17102

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