Palavras de festim:
transcodificação na poesia concreta de Manoel Bispo Corrêa.
Palavras-chave:
Concretismo na Amazônia, Transcodificação, Ciberpoema, Literatura amapaense, Processo criativoResumo
Manoel Bispo Corrêa (1945-) é um artista plástico, professor e poeta paraense radicado no Amapá desde 1954. É autor de Cristais das horas (1978), Mental real (1986), Canto dos meus cantares (1990), Intátil (2002), Amostra grátis (2004) e Palavras de festim (2007). Interessa, para a presente pesquisa, este último livro, que explora o que se compreendeu por Concretismo amazônida, caracterizado pela manipulação da forma e do conteúdo das palavras, no intuito de desenvolver uma estética ligada à cor local e às imagens das águas e da floresta. Pautando-nos nas diversas formalizações materiais (Flusser, 2010) proporcionadas pelas novas mídias (Manovich, 2005a) e compreendendo a influência pré-histórica que Funkhouser (2007) estabelece entre a poesia concreta e a poesia digital, buscaremos apresentar um produto, realizando a transcodificação de parte da obra Palavras de festim. Para tal tarefa, inspiramo-nos nas transcodificações encontradas no site da revista Artéria 8, lançado em 2003 por Omar Khouri e Fabio Fon. O volume da revista experimental apropriou-se de poemas de Arnaldo Antunes, Décio Pignatari, Erthos Albino de Souza, Julio Plaza, entre outros. Nesse exercício de pesquisa artística (Coessens, 2014), arquivaremos o trabalho de Bispo em um site (cujo domínio ainda está em fase de testes) utilizando três diferentes linguagens de programação (HTML, Javascript e CSS), em parceria com a equipe técnica do grupo de pesquisa Lilas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap). Os resultados parciais apresentam, até o momento, três ciberpoemas.
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