A expansão do livro e da leitura:

travessias entrecortadas pela tecnologia.

Autores

Palavras-chave:

Livro, Leitura, Reconfigurações do livro, Processos de leitura, Contexto digital.

Resumo

A noção de livro se expandiu, e, da antiga guerrilha cultural com os meios massivos, como a televisão, a cultura digital promoveu uma adesão mais efetiva das telas como suportes para a escrita e para a leitura. A partir dessas práticas, pode-se afirmar que, de forma não muito pacífica, a literatura admitiu o trânsito entre o verbal e o não verbal, assim como no contexto das poéticas digitais a animação e o sonoro incorporaram-se à linguagem criativa. Nesse sentido, neste artigo, pretende-se discutir as reconfigurações do livro no contexto das transformações das tecnologias de comunicação impulsionadas pelo digital e o impacto das escritas tecnológicas nos processos de leitura, utilizando- se os referenciais teóricos de Michel Melot (2012), Robert Scholes (1989), Roger Chartier (1999, 2004, 2010), Umberto Eco (2005), Alckmar Luiz dos Santos (2003), Katherine Hayles (2009) e Rui Torres (2004). Dessa forma, foi possível discutir alguns pontos acerca do processo de leitura atual, visando contribuir para uma reflexão sobre a leitura no digital, bem como para a problematização do livro nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Shirley Taciana de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG (2022). Mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG (2015). Pós-graduada em Linguagem e Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG (2013). Pós-graduada em Gestão Educacional: metodologias para o Ensino Superior pelo Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2008). Atua como docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa POEMAPS - Centro Federal de Educação Tecnológia - CEFET/MG. Interesse em pesquisas sobre interfaces entre literatura, tecnologia e hipermídia, poesia brasileira e portuguesas contemporâneas, visualidade, releitura e experimentalismos poéticos.

Referências

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UNB, 2004.

CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados, 2010, v. 24, n. 69, p. 6-30. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10510>.

Acesso em 15 de março de 2020.

DARNTON, Robert. História da leitura. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminações nas poéticas contemporâneas. 9.

ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FISCHER. Steven Roger. História da leitura. Trad. Claudia Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

GARCIA, Álvaro Andrade. Poemas de brinquedo. São Paulo: Peirópolis; Nova Lima: Ciclope, 2016.

HAYLES, N. Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. Trad. Luciana Lhullier e Ricardo Moura Buchweitz. 1. Ed. – São Paulo: Global: Fundação

Universidade de Passo Fundo, 2009.

JENKIS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.

KANT, Emmanuel. Qu’est-ce qu’um livre? Trad. Jocelyn Benoist. Paris: Quadrige/PUF, 1995.

MELOT, Michel. Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

SANTOS, Alckmar Luiz dos. Leituras de nós: ciberespaço e literatura. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

SCHOLES, Robert. Protocolos de leitura. Lisboa: Edições 70, 1989.

SILVA, Rogério Barbosa da. Da página à tela: reconfigurações da poesia no ambiente digital. In: SILVA, João Amadeu Carvalho da; MARTINS, José Cândido de Oliveira;

GONÇALVES, Miguel. Pensar a Literatura no Séc. XXI. Braga: Aletheia, 2011, p. 223-232.

TORRES, Rui. Poesia em meio digital: algumas observações. In: Sociedade da Informação: balanço e implicações, org. Luís Borges Gouveia e Sofia Gaio. Porto: Ed. UFP, 2004, p. 321-328.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Oliveira, A. S. T. de. (2024). A expansão do livro e da leitura:: travessias entrecortadas pela tecnologia. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–12. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16536

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Digital